Economia
As 10 melhores cidades para morar em 2022, segundo estudo
Ranking se baseia em pontos como força econômica, pesquisa e desenvolvimento, interação cultural, habitabilidade, meio ambiente, acessibilidade, taxa de crescimento da população e taxa de mortalidade por covid-19.
Segundo o ranking da Global Finance de 2022, Londres foi eleita a melhor cidade do mundo para se viver este ano.
O ranking se baseia nos seguintes pontos: força econômica, pesquisa e desenvolvimento, interação cultural, habitabilidade, meio ambiente, acessibilidade, taxa de crescimento anual da população, e, atualmente, considera também o número de mortes por covid-19 para o país.
A lista conta com dados do índice Global City Power, da Johns Hopkins University, Statista e da Macrotrends. Veja a seguir quais foram escolhidas as melhores cidades para morar, com base nesses critérios:
1 – Londres
A capital britânica foi considerada pelo estudo o melhor lugar do mundo para se viver em 2022, com altas pontuações em todos os critérios, com exceção do número de mortes por covid-19, já que o Reino Unido teve aumentos significativos no número de casos desde o início da pandemia até o início deste ano.
Os maiores pontos fortes da cidade foram cultura, acessibilidade e um crescimento populacional alto, que a colocaram em primeiro lugar.
2 – Tóquio
A capital do Japão ficou em segundo lugar, impulsionada pelo forte combate à covid-19, o alto interesse por pesquisa e desenvolvimento na área de tecnologia e o imenso sistema de transporte público, que proporciona maior acessibilidade. Como ponto fraco, o crescimento populacional. Tóquio é uma das poucas cidades entre as 10 principais a sofrer declínio populacional em 2021.
3 – Xangai
Xangai possui pontuações muito baixas em quesitos como força econômica, importância cultural e segurança ambiental. O único quesito no qual a cidade se destacou foi nos números extremamente baixos de mortes por Covid-19 devido à política de zero covid da China e seu forte crescimento populacional.
4 – Singapura
A 4ª colocada possui uma pontuação moderadamente boa em força econômica, importância cultural e segurança ambiental, além de ter limitado com sucesso as mortes por covid-19 per capita.
5 – Melbourne
A cidade australiana tem como ponto forte os esforços em ambientalismo. Melbourne estabelece duras diretrizes acerca da emissão de carbono, e sua população cresceu consideravelmente, mesmo com a pandemia.
6 – Sydney
Logo atrás de Melbourne está a australiana Sydney. As duas cidades possuem muitos pontos fortes em comum, além da segurança ambiental robusta, ambas têm uma economia moderadamente forte e mortes por covid-19 per capita limitadas devido aos bloqueios do governo australiano.
7 – Paris
Apesar de ter sido muito prejudicada pela covid-19 devido à taxa de mortalidade da França e seu crescimento populacional baixo, Paris possui boas métricas tradicionais, como significado cultural e habitabilidade.
8 – Pequim
Apesar de ter uma baixa pontuação em habitabilidade e altos níveis de poluição, que produzem uma pontuação baixa de segurança ambiental, a cidade chinesa melhorou muito, saindo do 22º lugar. Pequim se beneficiou da baixa taxa de mortalidade por covid-19 da China e do crescimento populacional, de aproximadamente 2% no ano passado, da cidade.
9 – Nova York
Nova York se destaca pela forte economia, significado cultural e pesquisa e desenvolvimento. Os fatores que fizeram a única cidade americana regredir da 4ª posição para a 9ª, são a alta taxa de mortalidade por covid-19 nos Estados Unidos e o custo de vida disparado da cidade, com os os altos preços de aluguéis.
10 – Amsterdã
Amsterdã saiu surpreendentemente do 14º lugar na lista de 2020 para o 10º lugar em 2022, com pontuação mais alta do que outras cidades europeias, como Viena, Berlim e Copenhague, estimulada por melhores pontuações de habitabilidade e acessibilidade. Outro fator é que a cidade tem um custo de vida mais baixo em comparação aos seus concorrentes europeus, além de possuir uma variedade de meios de transporte.
Veja também:
- Robô Investidor: entenda como funciona e porque ele divide opiniões
- Tesouro Selic: o que é, como funciona e simulador para investir
- Renda variável: o que é e quais as opções para investir
- 7 ações que pagam dividendos em dólar
- Fundos DI: o que são e como funcionam?