Economia

Morning Call: bolsas continuam a cair na semana enquanto Ibov se valoriza

Após a divulgação do CPI de agosto, os índices norte americanos perderam fôlego e vêm caindo consideravelmente enquanto o Ibov se mantém em alta tanto aqui como em seu ETF dolarizado refletindo a diferença entre momentos de ciclos de juros entre os países.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 3 min

Os mercados globais caminham para uma semana de queda repercutindo o aperto monetário pelo mundo afetando os ativos de risco. Na Europa as bolsas operavam em queda em reflexo também da divulgação do Índice de Gerentes de Compras (PMI) da Alemanha, Reino Unido e zona do Euro que mostrou deterioração nas pontuações, indicando uma piora das expectativas como o PMI alemão que registrou queda dos 47,7 pontos para 45,4, resultado pior do que os 47,2 projetados pelo mercado. A única exceção foi a pontuação do PMI industrial do Reino Unido que subiu de 47,3 pontos para 48,5, superando os 47,5 esperados pelo mercado.

Os mercados europeus registravam quedas significativas como o índice alemão DAX que recuava 2,76%, o britânico FTSE tinha queda de 2,38%, o espanhol IBEX tinha perdas de 2,95% e o Euro Stoxx caía 2,75%.

Na Ásia os ânimos dos investidores também não melhoraram e a falta de dados econômicos otimistas ajudou no desempenho negativo com queda de 1,18% no índice de Hang Seng, recuo de 1,16% no Taiex, perdas de 0,66% no índice de Shanghai e baixa de 1,81% no sul coreano KOSPI. A bolsa japonesa não teve pregão nesta sexta (23) devido ao feriado nacional no Japão.

Bolsas dos EUA caminham para fechar a semana em queda e Ibov se destaca mesmo com juros em 13,75%

Os principais índices dos EUA, que já vinham perdendo fôlego desde a divulgação do CPI de agosto norte americano em 13/09, caminham para encerrar a semana em queda como o S&P 500 com perdas maiores que 3% na semana até o começo desta manhã.

Fonte: TradingView

Já o contrato futuro do S&P 500 já recuava 1,41% na manhã desta sexta feira (23).

Curiosamente, o Ibov vem na contramão das bolsas subindo mais de 4,3% na semana aqui e mais de 8% pelo ETF EWZ negociado na bolsa de Nova York que é o Ibov dolarizado.

Fonte: TradingView

Para efeito de comparação, o S&P 500 chegou a subir 14% de julho a meados de agosto, devolvendo os ganhos e atualmente com leve queda de 0,71% em comparação com julho. Já o Ibov, desde julho, subiu mais de 15% e o EWZ tem ganhos de 20% indicando um descolamento do desempenho entre a bolsa brasileira e as bolsas mundiais justamente pelo momento de ciclo de juros.

IPC-S se mantém estável na terceira quadrissemama de setembro

O Índice de Preços ao Consumidor – Semanal não teve variação na terceira quadrissemana de semtebro. O resultado desacelera o acumulado em 12 meses de 5,21% da quadrissemana anterior para 5,11%. Na medição, 6 das 8 classes registraram decréscimo na variação dos preços e entre as classes com maior queda, ficaram os Transportes (de -2,79% para -2,92%) e Alimentação (de -0,21% para -0,28%).

Agenda do dia

Às 10:45 será divulgado o PMI composto preliminar dos EUA de setembro. Já às 14:00 serão divulgados os poços de petróleo em operação nos EUA.

Mais Vistos