Economia
Navios com diesel russo se aglomeram na costa brasileira
Excesso é o mais recente sinal de anormalidade no fornecimento da indústria de petróleo da Rússia
Navios-tanque carregados com milhões de barris de diesel russo flutuam ao longo da costa do Brasil – com mais a caminho.
Os navios que transportam pelo menos 3,2 milhões de barris de diesel provenientes de portos russos estão parados em águas brasileiras, de acordo com a Kpler e dados de rastreamento de navios compilados pela Bloomberg.
Não está claro por que as cargas estão paradas. Mas o excesso é o mais recente sinal de anormalidade no fornecimento da indústria de petróleo da Rússia, em meio a sanções dos EUA e aliados. Cargas de diesel também estão paradas em navios-tanque no Mediterrâneo e no Golfo da Guiné, e há um acúmulo de cargas de petróleo fora dos portos indianos.
Embora o volume seja notável – 3,2 milhões de barris representariam cerca de duas semanas de importações brasileiras de diesel – não parece haver uma interrupção completa na descarga de cargas da Rússia no Brasil.
Mas há pelo menos mais 3,3 milhões de barris de diesel sendo transportados atualmente para o Brasil, grande parte deles através do Atlântico. Parece improvável que operadores continuem a enviar as cargas se não conseguirem descarregar.
Outras embarcações estão sinalizadas para o Brasil, mas seus movimentos sugerem que talvez não cheguem ao país tão cedo. O país também importou diesel dos Emirados Árabes Unidos e do Kuwait este mês.
Veja também
- Petrobras confirma plano de investir mais de R$ 635 bilhões entre 2025 e 2029
- PetroReconcavo faz parceria com Ultra, Shell e Porto de Pecém para novas rotas de petróleo
- Apesar de recorde no pré-sal, a produção de petróleo cai no Brasil em setembro
- Declínio de campos mais antigos derruba produção da Petrobras no Brasil em 8,2%
- Ataque ‘contido’ de Israel ao Irã pode limitar região de conflito, dizem analistas