Economia
Rússia diz que centro para exportação de grãos começou em Istambul
Rússia e Ucrânia assinaram acordo para desbloquear exportações de grãos dos portos no Mar Negro.
O Centro Conjunto de Coordenação (JCC, na sigla em inglês), organizado como parte de um acordo para retomar as exportações de grãos da Ucrânia, começou a trabalhar em Istambul, afirmou o Ministério da Defesa da Rússia nesta terça-feira (26).
A delegação russa enviada ao Centro chegará à Turquia nesta terça-feira e começará a trabalhar dentro do formato em quatro frentes, ao lado de Turquia, Ucrânia e Organização das Nações Unidas (ONU), disse o ministério, em um comunicado publicado nas redes sociais.
Rússia e Ucrânia assinaram um acordo importante na última sexta-feira (22), mediado por Ancara e pela ONU, para desbloquear as exportações de grãos dos portos da Ucrânia no Mar Negro, aliviando a crise alimentar internacional.
O acordo foi quase imediatamente colocado em risco, após a Rússia disparar mísseis contra o porto de Odessa, o maior da Ucrânia, na manhã de sábado, apenas 12 horas depois da cerimônia de assinatura em Istambul.
Mas tanto Moscou quanto Kiev disseram que tentarão avançar com o acordo –o primeiro grande avanço diplomático no conflito iniciado pela invasão da Ucrânia pela Rússia que agora está em seu sexto mês.
Ucrânia e Rússia representavam cerca de um terço das exportações globais de trigo antes da invasão da Rússia em 24 de fevereiro.
Veja também
- Brics não desafiará dólar se China e Índia não o levarem a sério, diz criador da sigla
- Para driblar sanções, Rússia propõe que Brics desenvolvam sistema de pagamentos
- Como o Brasil e outros países estão ajudando Putin a desafiar os EUA
- 2 anos de guerra: Ações de petróleo se destacam, enquanto aéreas sofrem
- Rússia retoma exportações marítimas de diesel