Economia
Serasa registra maior volume de negociações de dívidas da sua história
Mais de 4 milhões de consumidores realizaram mais de 6 milhões de negociações de dívidas nos meses de julho e agosto.
Os meses de julho e agosto deste ano registraram o maior número de negociações de dívidas na história da Serasa.
No período, mais de 4 milhões de consumidores realizaram mais de 6 milhões de negociações de dívidas, com descontos totalizando R$ 21,3 bilhões.
Para fins de comparação, em julho e agosto de 2022, 3,4 milhões de brasileiros realizaram 5,2 milhões acordos de dívidas. Os abatimentos concedidos naquela oportunidade foram de R$ 10,3, metade da quantia de 2023.
Impactos do Desenrola
O Programa Desenrola, liderado pelo Governo Federal, e os grandes descontos oferecidos pelas empresas de diversos setores potencializaram o debate sobre o tema das finanças pessoais e impulsionaram os acordos, segundo a Serasa.
“A pauta do endividamento e da educação financeira nunca foi tão debatida no Brasil como agora”, comenta em comunicado Patrícia Camillo, especialista em Finanças da Serasa. “Quanto mais visibilidade ao tema, mais responsabilidade financeira ele gera”, diz.
De acordo com a Serasa, como reflexo dessa discussão pública e aberta, as empresas credoras “entenderam o momento do consumidor brasileiro e proporcionaram ainda mais descontos”.
Negociação com bancos
A Serasa informou ainda que ajustou a parceria com alguns dos principais bancos a fim de proporcionar ofertas mais generosas para o bolso do consumidor – além de condições especiais de pagamento, como o parcelamento em até nove vezes.
“Assim, mais de 76 milhões de ofertas com descontos de até 99% estão disponíveis para todos os brasileiros que possuem débito com Itaú, Banco do Brasil, Santander, Bradesco, C6, Safra e Inter”, afirma a Serasa.
Veja também
- Governo abre renegociação de dívidas para pequenas empresas
- Entenda a nova oferta de ações do GPA na B3; precificação está prevista para esta quarta-feira
- Senado aprova projeto que cria programa Desenrola Brasil, que segue à sanção
- Tentando se manter no azul, Melhoramentos mira novos negócios
- Dívida das empresas sobe acima da inflação e acende luz amarela na bolsa