Newsletter

Trump fala em tarifa de 50% para produtos da União Europeia a partir de 1º de junho

Para Trump, 'UE tem sido difícil de lidar em termos comerciais'

Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (23) que recomenda uma tarifa direta de 50% sobre produtos da União Europeia a partir de 1º de junho, afirmando que a UE tem sido difícil de lidar em termos comerciais.

“A União Europeia, que foi formada com o objetivo principal de tirar vantagem dos Estados Unidos no comércio, tem sido muito difícil de lidar na questão das tarifas”, disse Trump no Truth Social. “Nossas discussões com eles não estão levando a lugar algum.”

Barreiras comerciais

Ainda sobre as tarifas, Trump ressaltou ainda as “poderosas barreiras comerciais”, os impostos sobre valor agregado (VAT), as “penalidades corporativas ridículas”, além de manipulações monetárias e processos judiciais “injustos e injustificados” contra empresas norte-americanas.

O presidente destacou que essas práticas “resultaram em déficit comercial com os EUA de mais de US$ 250 bilhões por ano – o que é inaceitável”.

Se concretizada, a tarifa de 50% para a UE vai acirrar as tensões entre Washington e Bruxelas (sede da UE). Assim, não só a indústria e o comércio global serão impactados. Os especialistas apontam também para os impactos diplomáticos entre os dois lados.

O InvestNews é um veículo multiplataforma empenhado em oferecer jornalismo e informação útil para navegar nos mundos da economia, negócios, finanças, investimentos e tecnologia. Com foco em fornecer conteúdo de qualidade de maneira clara e breve, buscando tornar mais simples o entendimento de assuntos complexos e facilitar a vida da audiência.

AVISO: O portal www.investnews.com.br é de propriedade da Nu Brasil Serviços Ltda. (CNPJ: 46.676.214/0001-83), empresa pertencente ao Grupo Nubank. O Grupo Nubank exerce as seguintes atividades: instituição de pagamentos, corretora de valores, gestora de recursos de terceiros, plataforma de criptoativos, sociedade de crédito, financiamento e investimento, entre outras. Os conteúdos e opiniões veiculados são independentes e elaborados com informações públicas, não sofrendo influência de qualquer tipo das áreas técnicas ou comerciais do grupo, sendo produzidos conforme os juízos de valores e convicções da equipe jornalística do portal. Os conteúdos disponibilizados no IN são meramente jornalísticos e/ou informacionais e não devem ser interpretados como recomendações de investimentos, de compra ou venda de valores mobiliários ou análises exclusivas ao exercício de analistas de valores mobiliários. A Nu Brasil Serviços Ltda. não se responsabiliza por decisões de investimentos tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer perdas, danos e/ou prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização dos materiais ou seu conteúdo.

© 2025 InvestNews. Todos os direitos reservados.