Trump anuncia pausa de 90 dias em tarifas, mas taxa para a China vai a 125%

Presidente dos EUA afirmou que mais de 75 países teriam procurado representantes do governo americano

Por

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (9) que autorizou uma pausa de 90 dias como parte de seu plano tarifário. Trump também anunciou que está aumentando as taxas para a China para 125%, com vigência imediata.

A tarifa de 25% dos Estados Unidos sobre os produtos importados do México e do Canadá que não estão cobertos pelo pacto comercial USMCA da região continua em vigor, disse a autoridade, acrescentando que a energia e o potássio dos dois países também continuarão a ser tarifados em 10%.

A maior parte dos produtos do México e do Canadá que são cobertos pelo acordo comercial foi excluída das políticas tarifárias abrangentes dos Estados Unidos.

Críticas à China

Trump está usando o argumento de que a China estaria demonstrando “falta de respeito aos mercados mundiais”.

A decisão foi divulgada em um post na rede social Truth Social. Trump afirmou que mais de 75 países teriam procurado representantes do governo americano — incluindo os departamentos de Comércio, Tesouro e o Representante de Comércio (USTR) — para discutir questões como barreiras comerciais, manipulação cambial e tarifas não monetárias.

No X (antigo Twitter), o secretário de Comércio, Howard Lutnick disse que “o mundo está pronto para trabalhar com o presidente Trump para consertar o comércio global”.

Lutnick afirmou ter acompanhado, com o secretário do Tesouro, Scott Bessent, a redação da mensagem presidencial, que classificou como “uma das mais extraordinárias da presidência de Trump”.

Exit mobile version