O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (31) que espera que seu governo imponha tarifas relacionadas a petróleo e gás por volta de 18 de fevereiro.
Ele não mencionou um país específico ao qual as tarifas se aplicariam ou especificou mais detalhes sobre os planos.
“Vamos impor tarifas sobre petróleo e gás”, disse Trump aos repórteres no Salão Oval da Casa Branca. “Isso acontecerá muito em breve, acho que por volta do dia 18 de fevereiro.”
Canadá, México e China
Neste sábado (1º), começam a valer novas tarifas de 25% sobre as importações aos EUA saídas do Canadá e do México, e de 10% dos produtos da China.
A Casa Branca, porém, não informou todos os detalhes das regras, como possíveis isenções ou períodos de transição. Isso deve gerar um jogo de adivinhações nos mercados globais, segundo analistas, com tentativas de prever que setores devem ser afetados pela nova medida.
Perguntado na sexta se as tarifas de sábado incluiriam o petróleo canadense, Trump disse: “Provavelmente vou reduzir um pouco a tarifa sobre isso. Acho que vamos reduzi-la para 10% para o petróleo.”
Os mercados financeiros foram sacudidos pelos anúncios na tarde de sexta, com as operações de câmbio registrando uma maior volatilidade. O dólar canadense e o peso mexicano enfraqueceram, enquanto os rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA subiram, e as ações terminaram o dia em Nova York em baixa.