Economia
Vendas no varejo do Brasil caem 0,1% em dezembro ante novembro
Pesquisa da Reuters apontou que as expectativas eram de perdas de 0,5%.
As vendas no varejo brasileiro tiveram queda de 0,1% em dezembro na comparação com o mês anterior e recuaram 2,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira.
Pesquisa da Reuters apontou que as expectativas eram de perdas de 0,5% na comparação mensal e de 3,3% sobre um ano antes.
No ano de 2021, o comércio varejista acumulou 1,4% de crescimento em relação a 2020, ficando bem próximo aos percentuais de crescimento registrados nos dois anos anteriores (1,2% em 2020 e 1,8% em 2021).
O resultado é o quinto consecutivo no campo positivo. Em termos setoriais, 2021 registrou valores positivos para quatro atividades do comércio varejista: Tecidos, vestuário e calçados (13,8%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (12,7%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (9,8%) e Combustíveis e lubrificantes (0,3%).
Por outro lado, quatro atividades acumularam perda nessa comparação: Livros, jornais, revistas e papelaria (-16,9%), Móveis e eletrodomésticos (-7,0%), Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,6%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-2,0%).
Em termos semestrais, o comércio varejista registrou crescimento na primeira parte do ano (6,7%) e queda na segunda (-3,0%). O comportamento foi inverso ao ano de 2020, que teve queda no primeiro semestre (-3,2%) e alta no segundo (5,1%). Cinco setores fecharam o segundo semestre em queda: Móveis e eletrodomésticos (-19,4%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-9,7%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-8,6%), Combustíveis e lubrificantes (-3,1%) e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,6%).
Veja também
- Peugeot e Citroën vivem dias de glória sob comando da Stellantis
- OIBR3 chega a oscilar 50% entre mínima e máxima em dia de aprovação do Cade
- Fundos Imobiliários: quanto investir para ter R$ 1 mil mensais em rendimentos?
- Qual a diferença entre TED e DOC? Descubra
- Por que a BR Malls caiu mais de 4%?; o que explica a virada do Ibovespa?