Economia

Wall Street recua com alta dos rendimentos dos Treasuries e balanços no foco

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 3 min

(Reuters) – Os principais índices de Wall Street caíam nesta segunda-feira, com os rendimentos dos Treasuries subindo depois que o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, rebateu firmemente especulações do mercado sobre cortes iminentes nos juros, enquanto investidores avaliavam os balanços das empresas norte-americanas.

Em uma entrevista veiculada no domingo, Powell disse que são necessárias mais evidências de uma tendência de queda sustentável da inflação para garantir juros mais baixos, enquanto o presidente do Fed de Minneapolis, Neel Kashkari, escreveu em um ensaio publicado nesta segunda-feira que uma economia resiliente pode adiar os cortes nos juros por algum tempo.

Novos dados do Instituto de Gestão do Fornecimento (ISM, na sigla em inglês) mostraram que o crescimento do setor de serviços dos Estados Unidos aumentou em janeiro, com uma medida de preços de insumos subindo para o maior patamar em 11 meses.

Embora os dados de sexta-feira tenham sinalizado a resiliência do mercado de trabalho em face das condições de crédito restritas, prevalecia a incerteza sobre quando os custos dos empréstimos poderão ser reduzidos.

Os rendimentos dos Treasuries estavam em alta, com o rendimento de dois anos saltando para 4,48%, maior em um mês.

“Os investidores estão preocupados com o fato de que, embora a economia esteja bem e não estejamos caminhando para uma recessão, ela está muito forte e, portanto, o Fed pode cortar os juros mais tarde e fazer menos cortes no total”, disse Sam Stovall, estrategista-chefe de investimentos da CFRA Research.

Os operadores sinalizavam uma chance de 67% de um corte de pelo menos 25 pontos-base nos juros em maio e uma chance de quase 94% em junho, de acordo com a CME FedWatch Tool.

Os investidores também fizeram uma pausa após a recente alta em Wall Street, que viu o índice S&P 500 e o Dow Jones terminarem em níveis recordes na sexta-feira, impulsionados pela Meta e pelos sólidos resultados da Amazon.com.

Os resultados de quase metade das empresas do S&P 500 já foram divulgados e as estimativas de lucros do quarto trimestre estão melhorando de forma acentuada, com cerca de 80% dos relatórios superando as expectativas, de acordo com dados da LSEG na sexta-feira.

Às 13:03 (de Brasília), o índice S&P 500 perdia 0,76%, a 4.921,16 pontos, enquanto o Dow Jones caía 1,04%, a 38.252,23 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite recuava 0,93%, a 15.482,93 pontos.

(Reportagem de Johann M Cherian e Ankika Biswas em Bengaluru)

Mais Vistos