Siga nossas redes

ESG

BCE vai reformular carteira de dívida corporativa para favorecer empresas verdes

Banco Central Europeu destinará os reinvestimentos da dívida corporativa para empresas com menores emissões de gases de efeito estufa, metas mais ambiciosas de redução de carbono e melhores divulgações relacionadas ao clima.

O Banco Central Europeu planeja renovar gradualmente sua carteira de dívida corporativa de 344 bilhões de euros para favorecer empresas mais verdes, disse o banco nesta segunda-feira (4), dando mais um passo no alinhamento da política monetária com as metas da mudança climática.

O BCE já disse que a luta contra a mudança climática é crucial para manter a estabilidade financeira e seu braço de supervisão bancária tem pressionado os maiores credores do bloco para melhorar a gestão de risco e a divulgação.

Em um de seus maiores movimentos até agora, o BCE disse que, a partir de outubro, destinará os reinvestimentos da dívida corporativa para empresas com menores emissões de gases de efeito estufa, metas mais ambiciosas de redução de carbono e melhores divulgações relacionadas ao clima.

“O eurosistema irá gradualmente descarbonizar seus títulos corporativos e isto será feito destinando os resgates, que se espera que ultrapassem em média 30 bilhões de euros anuais nos próximos anos”, disse Isabel Schnabel, membro do Conselho do BCE.

O BCE comprou dívida corporativa durante grande parte da última década como parte de sua política monetária ultrafrouxa e, embora novas compras já tenham terminado, o dinheiro dos títulos vencidos será reinvestido no mercado indefinidamente.

O BCE, entretanto, não excluirá nenhuma empresa de sua carteira de investimentos, na esperança de dar um incentivo aos grandes poluidores.

“As empresas que hoje são as menos verdes terão que fazer a maior parte da transição, portanto, dissemos que excluí-las completamente não é a abordagem correta”, disse Schnabel, chefe das operações de mercado do BCE. “Queremos dar a todas essas empresas um incentivo para se tornarem mais verdes.”

Ao tomar decisões reais de investimento, o BCE analisará o desempenho das empresas no passado, suas metas de redução de carbono planejadas e os dados divulgados publicamente.

O BCE somente confiará nas informações disponíveis ao público e não divulgará quais as carteiras que cortou ou aumentou.

Veja também:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.