Siga nossas redes

Finanças

‘Ainda pode ter um 3º dominó a cair’, diz Larry Fink em carta sobre caso SVB

CEO da BlackRock citou em sua carta anual os potenciais desdobramentos da quebra do Silicon Valley Bank, citando o risco de uma crise financeira persistente.

O CEO da maior gestora de fundos do mundo citou em sua carta anual os potenciais desdobramentos da quebra do Silicon Valley Bank, apontando o risco de uma crise financeira persistente. Larry Fink, co-fundador da BlackRock, afirma que o aumento de juros para combater a inflação “foi a primeira peça do dominó a cair” após anos de “dinheiro fácil”, mas que a derrocada do SVB pode ser a próxima peça.

Mesmo com uma resposta rápida por parte por parte do governo dos Estados Unidos, o chefe da BlackRock alerta que outras instituições podem ter o mesmo destino do banco do Vale do Silício. Como referência, Fink citou a crise de poupanças e empréstimos que se desenrolou ao longo dos anos 80 e início dos anos 90 e a falência de Orange County, na Califórnia, em 1994.

“Os ciclos de aperto anteriores muitas vezes levaram a colapsos financeiros espetaculares […] No caso da Crise S&L (Savings and Loan), foi um crise lenta. No final das contas, durou cerca de uma década e mais de mil economia faliram.”

No entanto, Fink disse que ainda não é possível saber se as consequências “do dinheiro fácil e das mudanças regulatórias” se espalharão pelo setor bancário regional dos EUA.

“Na semana passada, vimos a maior falência bancária em mais de 15 anos, quando os reguladores federais apreenderam o Silicon Valley Bank. Essa é uma incompatibilidade clássica entre ativos e passivos. Dois bancos menores também faliram na semana passada. É muito cedo para saber o quão generalizado é o dano. Até agora, a resposta regulatória foi rápida e ações decisivas ajudaram a evitar riscos de contágio. Mas os mercados continuam no limite. Os descasamentos entre ativos e passivos serão o segundo dominó a cair?”

Larry Fink, CEO da BlackRock/Divulgação
Larry Fink, CEO da BlackRock

A BlackRock, assim como outras gestoras de recursos, como Invesco e Franklin Resources, aumentaram suas participações no SVB Financial Group meses antes do colapso do Silicon Valley Bank eliminar 60% do valor da ação do controlador em um único dia e levar à suspensão das negociações com o papel.

Veja abaixo, trecho da carta na íntegra:

“Parece inevitável que alguns bancos agora precisem reduzir os empréstimos para fortalecer seus balanços, e provavelmente veremos padrões de capital mais rígidos para os bancos.

A longo prazo, a atual crise bancária dará maior importância ao papel dos mercados de capitais. À medida que os bancos se tornam potencialmente mais limitados em seus empréstimos, ou à medida que seus clientes despertam para essas discrepâncias de ativos e passivos, prevejo que eles provavelmente recorrerão em maior número aos mercados de capitais para financiamento. E imagino que muitos tesoureiros corporativos estão pensando hoje em ter seus depósitos bancários varridos todas as noites para reduzir até mesmo o risco de contraparte durante a noite.

Mas ainda pode haver um terceiro dominó para cair. Além dos descasamentos de duração, agora também podemos ver descasamentos de liquidez. Anos de taxas mais baixas tiveram o efeito de levar alguns proprietários de ativos a aumentar seus compromissos com investimentos ilíquidos trocando liquidez mais baixa por retornos mais altos. Existe agora o risco de uma incompatibilidade de liquidez para esses proprietários de ativos, especialmente aqueles com carteiras alavancadas.

Como a inflação permanece elevada, o Federal Reserve permanecerá focado no combate à inflação e continuará a aumentar as taxas. Embora o sistema financeiro esteja claramente mais forte do que em 2008, as ferramentas monetárias e fiscais disponíveis para formuladores de políticas e reguladores para lidar com a crise atual são limitadas, especialmente com um governo dividido nos Estados Unidos.

Com taxas de juros mais altas, os governos não conseguem sustentar os níveis recentes de gastos fiscais e os déficits das décadas anteriores, o governo dos EUA gastou um recorde de US$ 213 bilhões em pagamentos de juros de sua dívida no quarto trimestre de 2022, um aumento de US$ 63 bilhões em relação ao ano anterior . No Reino Unido, quando as gilts despencaram no outono passado após o anúncio de cortes significativos de impostos não financiados, vimos a rapidez com que os mercados reagem quando os investidores perdem a fé na disciplina fiscal de seu governo.

Depois de anos de crescimento global impulsionado por gastos governamentais recordes e taxas baixas recordes, o mundo agora precisa do setor privado para desenvolver as economias e elevar os padrões de vida das pessoas em todo o mundo. Precisamos que os líderes governamentais e corporativos reconheçam esse imperativo e trabalhem juntos para liberar o potencial do setor privado”.

Antes de encerrar, Fink disse que essas mudanças “dramáticas” que estão acontecendo nos mercados financeiros devem manter a inflação elevada por mais tempo.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.