O que acontece com AMER3 após fraude na companhia? E mais: como os resultados do Santander (SANB11) devem ser impactados por processos relacionados à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre PIS/Cofins?
A Americanas informou nesta terça-feira (13) que os assessores jurídicos da administração da empresa apresentaram, em reunião do conselho de administração realizada na véspera, relatório contendo achados preliminares sobre as inconsistências contábeis relatadas pela empresa em janeiro, indicando que houve fraude.
E agora: quais são as consequências dessas novas revelações? Por que a ação da empresa subiu após a notícia?
Após os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) formarem maioria a favor da União em julgamento que discutiu se a base de cálculo da incidência de PIS/Cofins sobre as receitas financeiras de bancos, corretoras e seguradoras de 2000 a 2014 deve englobar o faturamento total ou apenas os ganhos provenientes da venda de produtos ou serviços, o Santander disse que o valor total estimado dos seus processos é de R$ 4,5 bilhões.
Como isso deve mexer com os resultados do banco? E as ações?
O BLTM também apresenta os números do fechamento do mercado, com cotação do dólar, bitcoin e Ibovespa do dia, além das ações que mais subiram e mais caíram.
A apresentação é da jornalista Natalia Dalle Cort, com comentários de Luan Alves, analista chefe da VG Research.
Veja também
- Sicupira e filho de Lemann deixam conselho da Americanas, diz fonte
- Em recuperação judicial, Americanas quer vender parte de ativos da fintech Ame
- Polícia Federal indica 41 ex-funcionários da Americanas em investigação sobre fraude
- Beto Sicupira lidera aporte do 3G para salvar a Americanas; desembolso foi de R$ 6,8 bilhões
- Americanas decepciona (de novo) e ações desabam 60%. Foco agora é na retomada das operações