Siga nossas redes

Finanças

B3 lança novo índice derivado do Ibovespa, mas com peso igual para as empresas

Novo ‘Ibovespa B3 Equal Weight’ será composto apenas por empresas que já figuram na carteira do Ibovespa

A operadora da bolsa B3 lançou nesta segunda-feira (25) um novo índice derivado do Ibovespa. O objetivo é igualar a participação das empresas na carteira tanto no momento da sua criação quanto em seus ajustes periódicos.

Para integrar o “Ibovespa B3 Equal Weight”, os ativos devem estar obrigatoriamente na carteira vigente do Ibovespa. Segundo comunicado da B3, o índice segue a mesma metodologia de inclusão e exclusão do indicador de referência, com atualização a cada quatro meses.

LEIA MAIS: Com a explosão dos juros, títulos IPCA+ tombam até 31% no ano

“O objetivo desse novo índice (…) é oferecer uma carteira que seja mais desconcentrada. Assim, o investidor poderá analisar o desempenho do mercado de uma forma que a performance das grandes companhias não impacte tanto na visão do quadro geral.”

Ricardo Cavalheiro, superintendente de índices da B3

Participações relativas evoluirão com o preço da ação

Embora haja a equiparação dos ativos no início de cada quadrimestre, as participações relativas das ações no índice sofrerão alterações conforme a evolução dos preços de cada ação nesse período, disse a operadora da bolsa paulista.

Ainda de acordo com a B3, o novo índice se junta aos índices derivados do Ibovespa B3, que incluem lançamentos anteriores como o Ibovespa B3 Estatais e o Ibovespa B3 Empresas Privadas.

LEIA MAIS: À procura de novos bolsos para infraestrutura, gestoras avançam para a pessoa física

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.