Finanças
Discussões sobre combustíveis concentram atenções no Brasil
Os principais fatos que podem impactar os mercados e uma breve análise do nosso índice Bovespa.
Cenário Global e de Bolsa de Valores
Mercado Asiático
As ações chinesas fecharam em baixa nesta quarta-feira, com os investidores temendo que o rali dos preços das commodities terá um impacto mais amplo na segunda maior economia do mundo, enquanto novos casos domésticos de coronavírus também pesavam no sentimento de risco.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 0,92%, a uma mínima desde 30 de junho de 2020, enquanto o índice de Xangai teve queda de 1,13%.
Mercado Europeu
As bolsas europeias se recuperavam nesta quarta-feira, com investidores voltando às ações após um tombo recente provocado por temores sobre as crescentes sanções ocidentais à Rússia devido à invasão da Ucrânia.
As principais bolsas europeias amanheceram em forte alta nesta quarta-feira: o FTSE em Londres +1,86%, o DAX na Alemanha em +4,99%, a IBEX de Madri opera em +3,28% e a CAC de Paris opera também em alta de 4,66%.
Mercado Norte Americano
Os líderes do Congresso dos Estados Unidos chegaram a um acordo bipartidário nesta quarta-feira para alocar 13,6 bilhões de dólares em ajuda de emergência para a Ucrânia e fornecer 15,6 bilhões de dólares para combater a pandemia de Covid-19.
A legislação abrangente fornecerá 1,5 trilhão de dólares para gastos discricionários de defesa e não-defesa e financiará o governo federal até 30 de setembro.
Futuros: Dow Jones (+1,60%), S&P 500 (+1,85%); Petróleo: Brent (-1,50%), WTI (-2,00%); Ouro (-1,22%).
Cenário no Brasil
Os combustíveis concentram as atenções na pauta nacional nesta quarta-feira, com nova reunião de autoridades para tratar do assunto e perspectiva de votação no Senado dos projetos que visam frear a alta dos preços.
De acordo com fontes, o governo está preparando um programa de subsídios para impedir o aumento dos preços dos combustíveis para os consumidores, indicando que o Ministério da Economia começava a perder a batalha para evitar esses gastos.
Ibovespa
O principal índice da bolsa brasileira recuou 0,35% nesta terça-feira, aos 111.203 pontos, após alternar alta e baixa diversas vezes na sessão, à medida que as incertezas envolvendo o conflito na Ucrânia elevaram a volatilidade dos mercados globais. O volume financeiro do pregão foi de R$38,8 bi.
Para um movimento altista no longo prazo, o IBOV deve encerrar a semana acima da Média Móvel Exponencial de 55 períodos (MME55), aos 111.720 pontos, caso contrário, o movimento positivo dos dois primeiros meses deste ano pode ser revertido.
Já no curto prazo, o principal índice da B3, ainda está negociando acima da região de suporte da MME55, aos 110.650 pontos, sendo este um ponto de observação e atenção nos próximos dias. O rompimento dessa região faz com que o nosso índice entre em uma região de vazio gráfico com a possibilidade de retornar às mínimas de dezembro de 2021. Caso este último fato aconteça, as perspectivas de longo e curto prazos convergem para a mesma direção.
Indicadores econômicos e eventos
BRA
9:00 Produção Industrial (Anual) (Jan)
EUA
12:00 Ofertas de Emprego JOLTs (Jan)
12:30 Estoques de Petróleo Bruto