Finanças
Entenda a maior falência bancária dos EUA desde a crise de 2008
Veja neste Cafeína o que se sabe sobre o colapso do SVB e como o caso pode influenciar a política monetária nos Estados Unidos.
O 16º maior banco dos Estados Unidos marcou história. O Silicon Valley Bank representa agora a segunda maior falência bancária na história americana e a primeira maior após a crise de 2008.
Há 12 dias, reguladores financeiros dos Estados Unidos fecharam o SVB devido a uma onda de saques por parte das startups que mantinham seus recursos na instituição. No entanto, o banco investiu estes recursos em títulos de longo prazo do Tesouro Americano que, com o aumento de juros, perderam parte de seu valor, gerando um prejuízo de US$ 1,8 bilhão dado a venda forçada dos títulos pelo SVB.
A questão é que o caso aponta para uma crise de liquidez e coloca em cheque a saúde do setor financeiro norte-americano.
Análises seguem divididas sobre se está por vir uma crise financeira no setor bancário dos Estados Unidos – o que pode afetar mercados para além do território americano.
Entenda neste Cafeína o que se sabe sobre o colapso do SVB e como o caso pode influenciar a política monetária nos Estados Unidos.
Veja também
- Crise bancária alerta para risco de recessão — mas qual diferença com 2008?
- Risco de crédito cai para níveis pré-SVB com menos turbulência
- Como um gigante como o Credit Suisse acabou nas mãos do concorrente?
- Fed fala em tornar regras de supervisão de bancos mais ‘rígidas’
- First Citizens Bank: quem é o banco que comprou o SVB?