Finanças
‘Frenesi’ da Nvidia e outras ações de chips preocupa banco Mizuho
Índice que segue as principais fabricantes de chips subiu mais de 23% este ano.
As ações de empresas de semicondutores dispararam este ano com saltos particularmente expressivos para papéis ligados à inteligência artificial. Mas segundo o banco Mizuho, o rali começa a parecer perigosamente excessivo.
“Estou começando a ficar realmente preocupado”, escreveu Jordan Klein, especialista do setor de tecnologia do banco de investimento japonês. Os gestores têm duas opções: “ou simplesmente seguem o mercado, ou ficam atrás de seus benchmarks e sob estresse.”
O Philadelphia Stock Exchange Semiconductor Index, índice que segue as principais fabricantes de chips, subiu mais de 23% este ano, incluindo um ganho de mais de 3% nesta quinta-feira, um avanço que levou o indicador de referência a bater sucessivos recordes. O rali supera em muito o do Nasdaq 100, que subiu cerca 8% até agora em 2024.
A Nvidia, fabricante de processadores avançados mais associada à IA, lidera de longe o rail, com avanço de quase 90% no ano, depois de quase 240% em 2023, o que tornou a empresa a terceira mais valiosa do mundo este ano.
Klein disse que a atual mentalidade dos investidores “parece próxima de um frenesi” e que está começando a se assemelhar à era da bolha das pontocom. Ele acrescentou que não parece muito saudável que a Nvidia atinja novas máximas quase todos os dias e outras ações de IA tenham ganhos acentuados sem novos fundamentos.
Além da Nvidia, AMD, Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. e Marvell Technology saltaram mais de 40% este ano. A Super Micro Computer disparou mais de 300%.
No mês passado, o Citigroup escreveu que “ainda está extremamente otimista” com as ações de chips, dada a demanda estável das fabricantes de PCs, aparelhos celulares e servidores, enquanto “o mercado de IA continua a crescer” com todos os tipos de empresas e organizações comprando chips de IA.
Veja também
- Departamento de Justiça pede que Google venda Chrome para desfazer monopólio
- A inteligência artificial ganha espaço nos escritórios de advocacia
- EUA pressionam e TSMC suspenderá produção de chips de IA para a China
- Intel perde espaço para a Nvidia também no índice Dow Jones e deixa indicador após 25 anos
- ChatGPT dá um salto, e ruma para tornar o Google de hoje obsoleto