Finanças
InvestNews lança simulador de carteira de ações para guiar investidor
Ferramenta utiliza estratégia semelhante à da convocação de um time de futebol.
O InvestNews lançou um simulador de carteiras de ações, utilizando estratégia semelhante às da convocação de um time de futebol, de acordo com as escolhas de quem investe. A ferramenta serve de auxílio para o investidor escolher sua seleção de ativos e conhecer o desempenho dos papéis*.
O simulador permite ainda fazer um comparativo da escolha feita pelo usuário com do desempenho de índices da bolsa brasileira.
As comparações possíveis são feitas com o Ibovespa (principal da B3), o índice de small caps (SMLL) – que reúne empresas de baixa capitalização e potencial de crescimento – e o de dividendos – que abrange empresas que pagam proventos regularmente aos acionistas.
Para ajudar o investidor a montar uma carteira de ações, Murilo Breder, analista da NuInvest e responsável pelas escolhas dos ativos para o simulador, destaca que é preciso ter uma combinação de várias estratégias, como as de empresas pagadoras de dividendos na posição de defesa do portfólio, blue chips nas posições de meio de campo e smallcaps no ataque.
“Com o simulador, resta, basicamente, para o investidor escolher boas empresas para compor as seleções da ferramenta”, diz Breder.
Como utilizar o simulador de carteira
Para utilizar a ferramenta, basta acessar o site do InvestNews, buscar pela seção “Simuladores“no topo da página e clicar na opção simulador de carteira de ações.
O próximo passo é escolher a configuração de risco da carteira: defensivo, equilibrado ou ousado. Com isso, a ferramenta sugere a diversificação de dez ações distribuídas entre as consideradas defensivas, moderadas e de maior risco. A partir daí, é preciso fazer as escolhas das empresas entre as 220 ações disponibilizadas pela ferramenta.
No simulador, a quantidade de ativos é distribuída de acordo com a configuração da carteira. No caso de defensivo, por exemplo, haverá mais ações na posição de defesa. Já no ousado, haverá mais ações na posição de ataque. Confira exemplo:
Metodologia
Para a escolha da lista das ações que fazem parte do simulador de carteiras do InvestNews, foi levado em consideração o índice beta.
Trata-se de um cálculo que oscila, normalmente, próximo de 1. Ele demonstra a medida de risco de um determinado ativo a partir do comparativo do histórico do comportamento da ação em relação ao Ibovespa, principal índice da B3. Assim, se o beta é maior que um, o ativo é considerado mais volátil. E se o beta for menor que um, indica uma ação com menos volatilidade. Confira como o índice foi usado:
- Beta entre 0.8 e 1.3 (meio de campo): considerado como ativo neutro, pois a ação se movimenta de acordo com o índice Ibovespa.
- Beta menor que 0.8 (defesa): sinaliza ação mais defensiva, que tem menor volatilidade, já que oscila menos do que o Ibovespa.
- Beta maior que 1.3 (ataque): o ativo é considerado mais volátil, ou seja, de maior risco, pois as ações oscilam com maior ou menor intensidade do que o Ibovespa.
O simulador do InvestNews é uma ferramenta meramente informativa, para auxiliar o investidor, e não é uma recomendação de investimento. Cabe ao investidor fazer suas escolhas mediante seus objetivos, perfil e tolerância ao risco.
*É importante ressaltar que o desempenho passado de uma carteira ou índice não garante retornos futuros, sendo meramente uma referência.
Veja também:
- Ações mais recomendadas em novembro por 14 bancos e corretoras
- Veja as 32 seleções que disputam a Copa no Catar
- Dividendos de FIIs e ações podem ser tributados com governo Lula?