Finanças
JPMorgan pagará multa por ter apagado 47 milhões de registros por engano
Banco pagará US$ 4 milhões em multa para encerrar processo, de acordo com a SEC.
O JPMorgan Chase & Co pagará uma multa de US$ 4 milhões para encerrar acusações da SEC, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, de que o banco teria excluído por engano milhões de registros eletrônicos, deixando as comunicações indisponíveis para os reguladores em uma dúzia de investigações.
A SEC afirmou nesta quinta-feira (22) que o JPMorgan Securities excluiu permanentemente 47 milhões de registros, incluindo e-mails e mensagens instantâneas, de janeiro de 2018 a abril de 2018. Como resultado, o órgão afirma que o JPMorgan não conseguiu apresentar os documentos solicitados em oito investigações da SEC e quatro outras sondas regulatórias. A SEC não disse se essas ações foram focadas no banco.
“Como os registros excluídos são irrecuperáveis, é desconhecido – e irreconhecível – como os registros perdidos podem ter afetado as investigações regulatórias”, disse a SEC em uma ordem de liquidação.
O JPMorgan se recusou a comentar. O banco não admitiu nem negou as acusações do regulador.
Multa para encerrar processo
Em 2021, o banco pagou US$ 125 milhões à SEC e US$ 75 milhões à Commodity Futures Trading Commission para resolver as acusações de que a empresa quebrou regras ao não salvar as comunicações comerciais em plataformas como o WhatsApp. Outros bancos pagariam multas por conduta semelhante no ano seguinte.
Corretoras como a JPMorgan Securities são obrigadas a manter registros de comunicações comerciais enviadas e recebidas por pelo menos três anos, disse a SEC.
No acordo desta quinta-feira, o regulador alegou que a empresa excluiu por engano milhões de comunicações do primeiro trimestre de 2018, pois estava solucionando falhas. O fornecedor responsável pelo arquivamento dos registros bancários disse ao JPMorgan que os registros seriam protegidos, informou a SEC.
Mas o fornecedor não protegeu os e-mails enviados para o domínio de comunicação “Chase”, alegou o regulador. Como resultado, esses registros foram apagados, incluindo as caixas de entrada de e-mail de até 7.500 funcionários que mantinham contato regular com os clientes do Chase.
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