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Magazine Luiza reverte prejuízo no 1° tri e tem maior margem Ebitda em quatro anos

As vendas em lojas físicas cresceram 8%, enquanto as vendas no marketplace — sua plataforma online para produtos de terceiros — aumentaram 6,4%

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O Magazine Luiza divulgou na quinta-feira (9) um lucro líquido de R$ 27,9 milhões no primeiro trimestre, revertendo um prejuízo de R$ 391,2 milhões um ano antes, com menores despesas financeiras e sua maior margem Ebitda em quatro anos.

A empresa registrou uma alta de 1,9% na receita líquida na comparação anual, para R$ 9,24 bilhões, um pouco abaixo da projeção de R$ 9,48 bilhões, com base em estimativas de analistas compiladas pela LSEG.

As vendas em lojas físicas cresceram 8%, enquanto as vendas no marketplace — sua plataforma online para produtos de terceiros — aumentaram 6,4%. Já as vendas online de bens de estoque próprio caíram 2%, o terceiro trimestre consecutivo de declínio no segmento.

No entanto, o diretor financeiro do Magazine Luiza, Roberto Bellissimo, disse à Reuters que o segmento voltou a crescer em abril, acrescentando que o mês foi o “melhor” de 2024 em termos de vendas totais da empresa. A companhia disse que teve elevação de vendas totais de “um dígito alto” em abril, conforme dados preliminares.

A companhia teve lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) ajustado de R$ 687,8 milhões no trimestre, alta de 53,5%. Os analistas esperavam um resultado de R$ 700 milhões.

A margem EBITDA ajustada atingiu 7,4%, a maior em quatro anos, segundo a empresa, e uma alta de 2,5 pontos percentuais ano a ano, em desempenho parcialmente ajudado pelo repasse do DIFAL durante 2023, uma alíquota relacionada a compras interestaduais.

O lucro líquido do Magazine Luiza neste trimestre também foi impulsionado por menores perdas na linha financeira ajustada, diante de uma redução de cerca de 40%, uma vez que a taxa básica de juros vem caindo no Brasil desde o segundo semestre do ano passado.

Mudança de foco

Há cerca de dois anos, o Magazine Luiza iniciou uma estratégia que envolveu corte de custos e aumento de taxas aos vendedores de seu marketplace, com o objetivo de elevar sua rentabilidade, ao invés de focar em crescimento de vendas, em meio a um ambiente de então alta de juros.

Agora, a empresa disse que seu foco é melhorar a experiência do cliente. “Nos últimos anos tivemos que fazer escolhas, e investimos menos no cliente”, disse o diretor. Segundo Bellissimo, a empresa vê potencial para aumentar as vendas com medidas neste sentido, embora não tenha divulgado em quanto.

Questionado sobre dividendos, que a empresa não paga desde 2022 (na ocasião, em relação aos resultados de 2021), ele disse que “este ano o foco é aumentar bastante o lucro e aí, consequentemente, pagar dividendos no ano que vem”.

Em bases ajustadas, o Magazine Luiza registrou lucro líquido de R$ 29,8 milhões no trimestre, contra a projeção de analistas de lucro de R$ 30 milhões.

A empresa disse ainda que fechou temporariamente seis lojas das 107 que possui no Rio Grande do Sul devido às enchentes mortais que atingiram o Estado.

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