Finanças
Morning Call: Câmara aprova teto de ICMS de combustíveis e energia
Os principais fatos que podem impactar os mercados e uma breve análise do nosso índice Bovespa.
Cenário Global e de Bolsa de Valores
As ações da China terminaram em alta nesta quinta-feira depois de mostrarem dificuldades para encontrar direção durante a maior parte da sessão, com os investidores se animando após declarações do primeiro-ministro, Li Keqiang, sobre a estabilização da economia.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, ganhou 0,25% depois de chegar a cair 1,1%, enquanto o índice de Xangai fechou em alta de 0,5%.
Os mercados europeus tinham alta modesta nesta quinta-feira, impulsionados por ações de energia e pela notícia de que o Fed vai se manter no caminho esperado em seu aperto monetário, embora o sentimento continuasse frágil diante de preocupações persistentes sobre a desaceleração do crescimento econômico.
Wall Street encerrou em alta na quarta-feira, com um impulso da ata da mais recente reunião de política monetária do banco central dos Estados Unidos, que mostrou unanimidade entre as autoridades na visão de que a economia dos EUA estava muito forte enquanto lutavam para saber como controlar a inflação sem desencadear uma recessão.
Na abertura, Londres operava em alta de +0,01%; Frankfurt, +0,40%; Paris, +0,51% e Madrid, +0,69%. Já os futuros americanos: Dow Jones (+0,25%), S&P 500 (+0,18%), Nasdaq (-0,12%); Petróleo: Brent a USD 111,78 (+0,59%); WTI a USD 111,34 (+0,89%); Ouro: -0,15%; USD 1.843,20 a onça-troy.
Cenário no Brasil e Ibovespa
No Brasil, a Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira proposta que limita a alíquota do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS), um tributo estadual, que incide sobre combustíveis, energia elétrica, gás natural, comunicações e transporte coletivo e a medida será agora analisada pelo Senado.
O dólar teve alta de 0,17% nesta quarta-feira, encerrando o dia a R$ 4,82.
O Ibovespa fechou estável a 110.579 pontos, após quatro altas seguidas. Petrobras e Vale subiram, enquanto o setor financeiro cedeu. O volume financeiro da sessão foi de R$ 23 bilhões.
Do ponto de vista técnico de longo prazo, com o domínio da força compradora de mais uma semana consecutiva, o Ibovespa finalmente fez a regressão à média exponencial de 9 períodos (MME9), ou o repique que já era aguardado há três semanas, na região dos 110.390 pontos. A partir deste ponto, para a continuidade da sequência altista, se faz necessário o fechamento acima da região dos 112.000 pontos, média móvel de 55 períodos (MME55), uma resistência significativa para o nosso principal índice.
No curto prazo o IBOV tem forte resistência da região dos 110.600 até 111.850 pontos, intervalo entre as médias móveis de 55 e 200 períodos. Para uma sequência ou retomada altista, se faz necessário o rompimento dessas regiões com encerramento acima dessa faixa de valores nas próximas semanas.
Indicadores econômicos e eventos
BRA
08:00 – Índice de Evolução de Emprego do CAGED (Abr)
09:30 – Investimento Estrangeiro Direto (USD) (Mar)
EUA
09:30 – PIB (Trimestral) (Q1)
09:30 – Pedidos Iniciais por Seguro-Desemprego
11:00 – Vendas Pendentes de Moradias (Mensal) (Abr)