Com a volta de medidas restritivas e a testagem em massa, o índice Hang Seng teve queda de 0,49% mesmo com a decisão de aumento do estímulo da economia pelo BC da China, seguido da baixa de 0,35% do Nikkei, com investidores optando por realizar os ganhos da semana assim como registrado na leve queda de 0,04% do Taiex e retração de 0,14% do Kospi. Entre as altas do dia, o índice de Shangai avançou 0,40%.
Na Europa os investidores reagem ao PIB do terceiro trimestre da Alemanha, divulgado hoje às 04:00, com um crescimento de 0,4% após a alta de 0,1% do trimestre anterior. Na comparação anualizada, o crescimento foi de 1,2%, ligeiramente acima das projeções de 1,1% pelo mercado.
O índice alemão DAX registrava alta de 0,07% no começo do dia, enquanto o FTSE subia 0,26%, o CAC avançava 0,14% e o Euro Stoxx tinha ganhos de 0,11%.
Futuros de índices sobem na volta do feriado dos EUA
No retorno do feriado do Dia de Ação de Graças nos EUA, os futuros dos índices registravam alta de 0,18% no índice Dow Jones e avanço de 0,14% no S&P 500 enquanto o índice Nasdaq oscilava mas registrava uma leve queda de 0,02%. Com a agenda de indicadores internacionais vazia no dia e com o fechamento do pregão nos EUA às 15:00 do horário de Brasília pela Black Friday, os mercados podem voltar a sentir um fluxo menor no dia.
PEC para próxima semana
Com a viagem do presidente da Câmara, Arthur Lira, para acompanhar a partida da seleção brasileira na Copa do Mundo no Qatar na segunda-feira (29), a apresentação da PEC da Transição pela equipe do presidente eleito Lula deve acontecer na terça-feira.
O projeto tem enfrentado dificuldades para a aprovação no Congresso fazendo com que a equipe do governo eleito comece a cogitar a PEC valendo apenas por dois anos ao invés dos quatro da proposta original. Ainda pesa como um dos fatores que aumentam a sensação de imprevisibilidade no mercado o fato de nomes para assumirem os ministérios da Economia e da Fazendo não terem sido anunciados.
