Finanças

Morning call: Elon Musk no Brasil

Os principais fatos que podem impactar os mercados e uma breve análise do nosso índice Bovespa.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 4 min

Cenário Global e de Bolsa de Valores

Sexta feira de alivio nos mercados Asiáticos, a alta foi generalizada e puxada pela decisão vinda da China em reduzir a taxa primária de empréstimo além do que o mercado esperava. No curto prazo temos que considerar como uma medida positiva, mas olhando para o médio prazo vamos ter que acompanhar se de fato essa medida vai surtir efeito e estimular a venda de novas moradias. Essa medida também teve impacto direto no preço do minério de ferro, que vinha em uma sequência de quatro semanas em queda. Com isso o minério é cotado neste momento com alta de +5,55% e próximo a máxima desta semana. A bolsa de Hong Kong, o Hang Seng fechou em alta de +2,96%, enquanto que o CSI300 em Xangai subiu +1,95% e em Tóquio o Nikkei valorizou +1,27%.

Na Europa a situação não é diferente, o otimismo vindo da Ásia também é o comportamento desta sexta feira entre as bolsas da região. Lembrando que no contexto macro os mercados tem trabalhado de forma mais pessimista por alguns meses, sendo assim uma simples semana positiva pode não ser o suficiente para afirmar que as preocupações dos mercados desapareceram de uma hora para outra. Mas de fato se a medida tomada na China surtir efeito no consumo, isso irá ajudar os mercados a firmar novamente um horizonte mais positivo pela frente. Por enquanto a abertura é de alta nas principais bolsas, o FTSE em Londres opera em alta de +1,70%, DAX em Frankfurt +1,76% e o CAC em Paris +1,33%.

A semana fecha com uma agenda bem fraca para os Estados Unidos, com isso o otimismo que ocorre no resto do mundo pode vir a contagiar também os mercados por lá. Lembrando que nos últimos dias grandes empresas não ficaram imunes das quedas dos mercados, como por exemplo as ações do Walmart e Coca. Também foi destaque esta semana a realização mais expressiva no Dow Jones Transportation, o que trouxe um receio na visão de médio e longo prazo para o mercado norte americano. Neste momento o SP500 futuro opera em alta de +1,08% e o petróleo do tipo Brent em alta de +0,46%.

Cenário no Brasil e Ibovespa

Por aqui também temos uma agenda macro fraca para o dia, mas por outro lado vale lembrar que é dia de vencimento de opções e o mercado não estaria imune a possíveis volatilidades em determinados ativos. Como já mencionado as commodities que tem maior impacto nas duas principais ações do nosso Ibovespa, operam em alta até o momento, com destaque para o minério de ferro. O que não estava na agenda do presidente é o encontro de hoje com Elon Musk, que segundo o ministro das Comunicações, seria para “tratar com o governo brasileiro sobre a Conectividade e Proteção da Amazônia”. Já o ministro da Economia falará do relatório de receitas e despesas às 14:30 e logo em seguida o secretário do tesouro dará uma entrevista à imprensa.

Por enquanto a correção do IBOV ficou limitada muito antes da base de suporte do alargamento o que nos dá um alívio muito grande e esperança para uma tentativa de força compradora para o curto prazo. Se a formação do candle diário encerrar o dia de hoje novamente acima da MM21, podemos na próxima semana tentar testar a faixa dos 111 / 112 mil pontos e aí sim vamos ficar de olho pois a barreira deveria ser muito forte.

Indicadores econômicos e eventos

09:00 – EUR – Pronunciamento de Lane do BCE
14:30 – BRA – Relatório de avaliação de receitas e despesas
15:00 – BRA – Entrevista do secretário do Tesouro e Orçamento
00:00 – BRA – Vencimento de opções

Mais Vistos