Finanças
Morning Call: Ibov deve se ajustar ao desempenho de ADRs e MSCI Brazil
Enquanto estávamos em Carnaval, bolsas pelo mundo continuam a se preocupar com cenário econômico mais difícil pela necessidade de juros mais altos.
Resumo da semana anterior e período de Carnaval ( 13-22/02)
Na semana passada os resultados de dados econômicos dos EUA preocuparam os investidores com a possibilidade da economia do país ainda mostrar sinais de aceleração com as altas mensais do Índice de Preços ao Consumidor e seu núcleo ainda mostrarem pressão da inflação de serviços.
Na Europa os dados econômicos positivos ajudaram a aliviar as quedas dos índices pela influência das baixas nos mercados norte-americanos. Dados como as vendas no varejo no Reino Unido e o Índice de Preços ao Produtor na Alemanha em janeiro tiveram resultados acima do esperado na divulgação da semana passada e as falas da presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, de que novas projeções indicam que o pico inflacionário já deve ter passado no bloco europeu também pesaram a favor.
Nesta semana, a segunda-feira (20) foi marcada por feriados no Brasil, pelo Carnaval e nos EUA pelo Dia dos Presidentes. Na terça-feira (21) os índices de gerentes de compras, conhecidos como PMIs, da zona do Euro e Reino Unido tiveram resultados acima das projeções para fevereiro assim com os índices de percepção econômica para a zona do Euro e Alemanha enquantos os dados econômicos dos EUA tiveram leituras dos PMIs acima das expectativas e as vendas de casas usadas contrariando uma expectativa de crescimento de 2% em janeiro ao registrarem uma queda de 0,7% no mês.
Mercados hoje
Depois das quedas expressivas de 2% do S&P 500, 2,06% do Dow Jones e 2,50% do índice Nasdaq, os mercados seguem preocupados com juros globais em patamares elevados por um período maior do que o esperado
- Ásia: Os índices asiáticos fecham o dia em queda acompanhando as quedas nos índices norte-americanos na terça. As baixas são de 1,34% no Nikkei, 0,51% em Hang Seng, 0,47% em Shanghai, 0,93% no Taiex e 1,68% no Kospi.
- Europa: Os índices europeus seguem em queda repercutindo também ao Índice de Preços ao Consumidor alemão que subiu 1% em fevereiro voltando a pressionar a alta em 12 meses de 8,1% para 8,7%. As quedas na manhã eram de 0,10% no DAX, 0,78% no FTSE, 0,22% no CAC, 0,80% no IBEX e 0,22% no Euro Stoxx.
- EUA: Os pré-mercados esboçam uma recuperação reduzindo as perdas de ontem ao registrarem as altas nos contratos futuros de 0,24% no Nasdaq, 0,16% no S&P 500 e 0,12% no Dow Jones. enquanto as taxas das treasuries em quase todos os vencimentos tem quedas, inclusive a de 10 anos, principal referência para ativo livre de risco no mundo e ainda hoje será divulgada a ata da reunião do Fed.
Brasil na volta do feriado
Na volta do feriado do Carnaval, o pregão brasileiro retorna a partir das 13:00. Como parâmetro de reação dos investidores ao risco Brasil e aversão global ao risco enquanto estávamos em feriado, o ETF da bolsa brasileira negociada nos EUA chamado MSCI Brazil encerrou o pregão de terça-feira com queda de 1,67% enquanto as ADRs da Petrobras caíram 2,24% e da Vale subiram 0,12%.
Veja também
- Para fugir de turbulência financeira, Boeing recorre a US$ 19 bi de investidores em follow-on
- ADRs sobem em feriado; ações da China fecham em alta
- Ação do Bradesco desaba 8% após balanço no 4º tri
- ADRs da Petrobras e Vale sobem no pré-mercado
- Volta do feriado: desempenho dos ADRs da Petrobras e do ETF EWZ