Finanças

Morning Call: Ibov pode sentir hoje o mau humor externo após Fed

O Fed deixou claro que juros continuam subindo e que não tem as mesmas preocupações que o mercado. O seu foco está em controlar a inflação.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 3 min

Os mercados asiáticos apresentam quedas repercutindo não só os juros mais altos nos EUA, mas também as falas do presidente do Fed, Jerome Powell, ontem (02) na coletiva de imprensa. O índice de Hang Seng teve queda de 3,08%, Shanghai recuou 0,19%, o Taiex registrou perdas de 0,87% enquanto a bolsa japonesa não teve pregão pelo feriado do Dia da Cultura. Em paralelo, um aumento do conflito entre Coreia do Norte e Japão fica no radar após um lançamento de 23 mísseis norte-coreanos em um exercício militar ontem (02) e um míssil intercontinental disparado em direção ao Japão hoje (03) ter caído no mar japonês.

Na Europa os mercados também reagem de forma ruim ao comunicado do Fed e ainda esperam hoje a decisão de taxa de juros do Reino Unido hoje (03). O mercado projeta uma alta de 0,75 pp de 2,25% para 3%. O índice DAX tinha queda de 1,15% no começo do dia, o FTSE caía 0,81%, o CAC tinha perdas de 0,85% e o Euro Stoxx caía 1,13%.

Estados Unidos ontem e hoje

Enquanto a bolsa brasileira estava em feriado ontem (02) os mercados reagiram à decisão de taxa de juros nos EUA. Os juros subiram 0,75 pp para uma faixa entre 3,75% e 4%. O resultado já era esperado pelo mercado mas o tom do discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, acabou desanimando os investidores após revelar que considera mais importante o nível máximo de juros e por quanto tempo esse nível será mantido do que a velocidade do aumento de juros, dúvida que ganhava espaço com a esperança de que a menor velocidade da alta pudesse ajudar o desempenho das bolsas. 

Ontem (02) o S&P 500 caiu 2,5%, o Dow Jones recuou 1,55% e o Nasdaq teve queda de 3,36% e ainda puxaram várias bolsas globais além de pressionar as taxas das treasuries para cima.

E os números do relatório de empregos privados nos EUA mostraram uma variação positiva de 239 mil novas vagas em outubro após registrar 192 mil em setembro. O resultado supera as 195 mil vagas esperadas pelo mercado, indicando que o mercado de trabalho dos EUA permanece aquecido. Os dados econômicos em destaque hoje dos EUA são os pedidos iniciais por seguro-desemprego na semana em que o mercado espera um total de 220 mil novos pedidos.

Os pré-mercados dos EUA conitnuam a queda de ontem com baixa de 0,59% do Dow Jones, recuo de 0,77% do S&P 500 e perdas de 1% no índice Nasdaq.

Brasil hoje

O mercado nacional deve se ajustar hoje ao resultado da decisão de juros nos EUA no feriado brasileiro de ontem (02). O ETF da bolsa brasileira negociada em Nova York registrou queda de 2,96% na quarta-feira e pode indicar um começo de quinta-feira difícil na abertura, ainda mais pela queda de 0,97% no petróleo Brent no começo do dia, que impacta diretamente as ações da Petrobras com grande participação no índice. 

E a temporada de balanços continua com a divulgação dos números do Banco Pan antes da abertura e de Lojas Renner, Marcopolo, Multiplan, Neogrid, Petrobras, Sanepar, Tenda entre outras após o encerramento do pregão. O calendário completo de resultados está disponível aqui.

Mais Vistos