Finanças

Morning Call: Livro Bege e dados do mercado de trabalho nos EUA no radar

A sequência de dados econômicos importantes dos EUA da semana continua hoje com os relatórios de empregos privados criados, vagas em aberto e a divulgação do Livro Bege pelo Fed, podendo trazer volatilidade aos mercados.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 3 min

Ontem os investidores aguardavam as falas do presidente do Federal Reserve, que afirmou que o banco central norte-americano provavelmente precisará aumentar as taxas de juros mais do que o esperado em resposta aos recentes dados econômicos fortes. Ele também afirmou que o Fed está preparado para avançar em passos maiores se a “totalidade” das informações recebidas sugerir medidas mais duras para controlar a inflação.

Powell afirmou ainda que o banco central dos Estados Unidos não vai considerar mudar sua meta de inflação de 2% e que o padrão “acordado globalmente” adotado por muitos outros bancos centrais é uma ferramenta eficaz para ajudar a ancorar as expectativas do público sobre onde a inflação deveria estar.

Com o tom considerado duro contra a inflação, as quedas nos índices norte-americanos foram de 1,72% no Dow Jones, 1,53% no S&P500 e 1,25% no Nasdaq com o reajuste das expectativas de juros máximos nos EUA subindo do intervalo entre 5,25% e 5,50% para 5,50% e 5,75%.

Mercados hoje

  • Ásia: Com influência na mudança dos mercados ontem, os índices asiáticos tiveram quedas de 0,06% em Shanghai, 0,25% no Taiex, 1,28% no KOSPI e 2,35% em Hang Seng enquanto o Nikkei conseguiu subir 0,48%.
  • Europa: As bolsas europeias abriram mistas no começo do dia mas começavam a indicar alta também repercutindo os dados de produção industrial na Alemanha que cresceu além do esperado com alta de 3,5% em janeiro após a queda de 2,4% em dezembro enquanto as vendas no varejo tiveram uma queda de 0,3% em janeiro. O índice alemão DAX subia 0,31%, o FTSE tinha leve ganhos de 0,01%, o IBEX tinha alta de 0,30%, o CAC tinha leve queda de 0,1% e o Euro Stoxx subia 0,25%.
  • EUA: Os pré-mercados em negociação no começo desta quarta tentam reduzir as perdas de ontem com os ganhos de 0,27% no Nasdaq, 0,21% do S&P500 e 0,18% do Dow Jones. Na agenda do dia, o mercado aguarda os dados do relatório ADP de empregos privados em fevereiro com expectativas de uma criação líquida de 200 mil novos empregos nos setores privados após os 106 mil de janeiro. O segundo dado econômico é o total de vagas em aberto do relatório JOLTs, que deve ter uma redução das 11 milhões de vagas em dezembro para 10,5 milhões em janeiro, de acordo com projeções de mercado. E no fim da tarde será divulgado o Livro Bege, do Fed, relatório de condições econômicas publicado 8 vezes no ano.

Brasil

O Ibovespa, principal indicador da bolsa brasileira, fechou em queda ontem, enquanto o dólar terminou o dia em alta, após o discurso do chefe do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell. No Brasil, o foco seguiu voltado para o novo arcabouço fiscal do país. No dia, o Ibovespa caiu 0,8%, aos 103.866 pontos, enquanto o dólar teve alta de 0,45%, a R$ 5,1905.

Entre os destaques de queda no dia, as ações da Petrobras tiveram queda de 3,03% e 3,31% nas ações ordinárias e preferenciais, respectivamente, acompanhando a queda de mais de 2% do barril do Petróleo Brent pelo receio de uma menor demanda global pela commodity em um cenário de juros mais elevados.

Mais Vistos