Finanças

Morning Call: mercados de olho no evento do BIS

Os principais fatos que podem impactar os mercados e uma breve análise do nosso índice Bovespa.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 3 min

Cenário Global e de Bolsa de Valores

Mercado Asiático

As ações da China fecharam em alta nesta quarta-feira, com os investidores aguardando medidas para estabilizar a economia após uma alta expressiva no número de infecções por Covid-19 no país.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, subiu 0,5%, enquanto o índice de Xangai teve leve ganho de 0,34%, subindo pela sexta sessão consecutiva.

Mercado Europeu

As ações europeias avançaram para máximas de um mês nesta quarta-feira uma vez que a liquidação em títulos deixou dinheiro livre para as ações, mas preocupações com as consequências econômicas da crise na Ucrânia limitavam os ganhos.

As principais bolsas europeias amanheceram mistas: o FTSE em Londres com alta de 0,31%, o DAX na Alemanha em baixa de 0,35%, a IBEX de Madri opera em baixa de -0,66% e a CAC de Paris opera também em baixa de 0,20%.

Mercado Norte Americano

As ações dos Estados Unidos fecharam em alta na terça-feira, lideradas pela Nasdaq, após o setor tecnológico e papéis de outros grandes nomes de crescimento se recuperarem de perdas recentes.

Futuros: Dow Jones (-0,29%), S&P 500 (-0,38%); Petróleo: Brent (+2,62%), WTI (+2,37%); Ouro (+0,60%).

Cenário no Brasil

Os mercados devem ficar de olho no evento do Banco de Compensações Internacionais (BIS) com participação dos presidentes dos bancos centrais dos Estados Unidos e Brasil.

Jerome Powell, participa a partir das 9h do painel do BIS Innovation Summit 2022, já o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, tem participação prevista para às 11h40.

Ibovespa

O principal índice da bolsa brasileira registrou a quinta alta consecutiva nesta terça-feira (22), encerrando o dia em +0,96% aos 117.272 pontos, com o impulso do setor financeiro e ações ligadas ao consumo doméstico em meio ao humor favorável ao risco nos mercados globais. O volume financeiro foi de 28 bilhões de reais.

O encerramento do IBOV acima da região dos 11.640 pontos na semana passada, colaborou para retomada altista dos últimos dias, pois no longo prazo, reverteu-se a negociação abaixo da região descrita acima. Ainda existem pontos de resistência que podem postergar a negociação do IBOV próximo ao topo histórico no curto prazo, e são estas: 120.860, 126.600 e 129.600 pontos. Os pontos de resistência são barreiras onde o preço pode encontrar uma pressão vendedora mais intensa e isso, pode fazer com que o IBOV retorne a níveis mais baixos de negociação.

Fonte: TradingView

Indicadores econômicos e eventos
BRA
14:30 – Fluxo Cambial Estrangeiro

EUA
09:00 – Discurso de Powell, Presidente do Fed
11:00 – Venda de Casas Novas (Fev)
11:30 – Estoques de Petróleo Bruto

Mais Vistos