Finanças

Morning Call: mercados internacionais abrem em alta com volta da liquidez

As ações asiáticas subiram no primeiro pregão do ano apostando na recuperação pós-covid, as ações europeias também subiam, mas com foco em dados da inflação da Alemanha. Os índices futuros americanos operavam em alta após o feriado prolongado e o Ibovespa derreteu na primeira sessão do ano.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 3 min

As ações da China e de Hong Kong encerraram o primeiro pregão do ano em alta, com os investidores deixando de lado dados fracos da indústria em dezembro e apostando na recuperação pós-Covid.

O índice CSI 300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou com alta de 0,42% e o índice de Xangai avançou 0,88%. O índice Hang Seng de Hong Kong encerrou o pregão em alta de 1,84%.

As ações europeias subiam nesta terça (3) conforme os investidores aguardavam dados de preços ao consumidor da Alemanha – que serão divulgados às 10h (horário de Brasília) – enquanto as ações de energia impulsionam o índice britânico FTSE 100 em seu primeiro dia de negociação do ano.

Os dados do índice de preços ao consumidor da Alemanha, podem fornecer uma prévia da inflação na zona do euro, com os investidores aguardando para ver se as pressões de custos na região enfraqueceram após o aperto agressivo da política monetária pelo Banco Central Europeu.
No começo do dia os principais índices europeus operavam no positivo, o DAX em 1,35%, o FTSE em 2,11%, o CAC em 1,15% e o Euro Stoxx em 1,61%.

Índices futuros americanos abrem em alta na primeira sessão do ano 

Os investidores preparam-se para uma semana movimentada de indicadores, eles estão de olho principalmente na ata da última reunião do Fed (o banco central norte-americano) de 2022.

Os índices futuros avançam a poucas horas da abertura da primeira sessão de 2023 nas bolsas de valores norte-americanas. Os contratos futuros do Dow Jones operam em alta de 0,87%, os do S&P 500 em alta de 0,93%, o do índice Nasdaq avançava 1,08%. A taxa da treasury de 10 anos, principal referência de taxa livre de risco global, caía 2,21% durante esta manhã.

Ibovespa cai mais de 3% no primeiro pregão de 2022

O Ibovespa fechou em queda de 3,06%, aos 106.376 pontos, no primeiro pregão do ano, devolvendo parte dos ganhos do final de 2022. O volume financeiro foi de R$ 15,5 bilhões, em sessão sem a referência das bolsas americanas devido ao feriado prolongado do Ano Novo.

O dólar encerrou o dia com ganhos de 1,52%, aos R$ 5,35, maior valorização diária desde 25 de novembro, onde encerrou em +1,83%.

Os mercados reagiram ao primeiro dia útil de Luiz Inácio no comando do Planalto com ações em queda e dólar e juros futuros em alta, em meio a promessas de priorizar questões sociais e o combate a desigualdades. Lula também prorrogou a desoneração de combustíveis e travou pelo menos oito projetos de privatizações.

Mais Vistos