Finanças

Morning Call: Payroll deve ter menor número de vagas criadas desde dezembro

O indicador mais aguardado da semana é o payroll que deve registrar uma queda na criação de novas vagas de trabalho nos EUA desconsiderando o setor agrícola.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 3 min

Mesmo à véspera do Payroll, bolsas europeias têm dia de ganhos

Nem mesmo a cautela normalmente vista no dia de divulgação do relatório payroll, que mede a variação das pessoas empregadas no mês com exceção do setor agrícola, e nem a divulgação do Índice de Preços ao Produtor da Zona do Euro conseguiram segurar a alta das bolsas europeias até o começo desta sexta feira.

O Preço ao Produto na zona do Euro registrou alta de 4% em julho depois da alta de 1,3% em junho, superando a projeção de mercado de uma alta de 2,5%. O resultado acumulado em 12 meses passa de 36% em junho para 37,9% em julho em sua máxima histórica, superando os 35,8% de expectativa pelo mercado. Os índices respondiam positivamente com o alemão DAX com +1,04%, o britânico FTSE com +0,48%, o francês CAC com +0,31% e o Euro Stoxx com +0,47%.

Já ná Ásia, os mercados tiveram mais dificuldade em se manterem positivos e fecharam o dia majoritariamente em queda com os receios dos efeitos da política de zero covid na China, a crise energética e aguardando a divulgação do Payroll hoje. O índice japonês Nikkei encerrou o dia com -0,04%, o índice Hang Seng com -0,74%, o sul coreano KOSPI com -0,26%, o índice Taiex de Taiwan com -0,26% e o índice de Shanghai conseguindo terminar o pregão com +0,05% .

Payroll de agosto: mercado espera uma queda nas vagas criadas

O payroll, relatório de vagas criadas desconsiderando o setor agrícola, é conhecido por influenciar bastante as decisões de política monetária do banco central dos EUA, o Fed, assim como outros dados econômicos. O payroll de julho havia supreendido o mercado, que esperava uma criação de 250 mil vagas, e registrou um total de 528 mil novas vagas, e agora as projeções indicam que a criação de vagas deve cair para 300 mil em agosto, menor número desde dezembro de 2021 com 199 mil novas vagas. Os números serão divulgados às 09:30 do nosso horário local.

E complementando os dados do payroll, será divulgada a taxa de desemprego dos EUA em agosto que deve se manter estável em 3,5%, um dos menores números da série histórica no país, indicando que apesar da alta de juros por lá, o mercado de trabalho continua aquecido e pode servir como mais um dado de embasamento para a alta de 0,75 ponto percentual nos juros do país para controlar a inflação.

Pré mercados e commodities

Os pré mercados nos EUA registravam leves quedas como no índice Nasdaq com -0,28%, S&P 500 com -0,11% e o Dow Jones com -0,08%. As commodiies eram negociadas majoritariamente em alta como o Ouro em alta de 0,43%, o petróleo Brent com ganhos de 1,49% e o WTI com alta de 1,64% enquanto o minério de ferro negociado em Dalian em queda de 2,53%.

Ibov

O índice Bovespa conseguiu se segurar na média diária de 200 períodos após não conseguir romper os 114 mil pontos, formando um topo duplo durante agosto.

Apesar da PETR4, que impacta bastante o desempenho do IBOV, estar respeitando a tendência de alta, a VALE3 vem andando de lado desde julho e atualmente está no suporte das últimas semanas ameaçando ficar abaixo da região dos R$ 63,90, que impactaria negativamente nosso IBOV pelo seu peso no índice.

Fonte: TradingView

Mais Vistos