Finanças
Morning Call: receio com inflação faz bolsas começarem a semana em queda
Os principais fatos que podem impactar os mercados e uma breve análise do nosso índice Bovespa.
Cenário Global e de Bolsa de Valores
As bolsas iniciam a semana majoritariamente em queda dando continuidade ao sentimento da semana passada de que o ritmo atual de aumento de juros pelo Fed nos EUA possa não ser suficiente para segurar a inflação. Além disso, a política de Covid zero na China continua a causar apreensão assim como a divulgação das exportações chinesas em abril que mostraram uma desaceleração na comparação mensal quando foi registrada uma alta de 3,9% em abril após a alta de 14,7% do mês anterior.
No começo do dia, os mercado operam com Japão: -2,53%, Shanghai: +0,09%, Índia: -0,67%, Taiwan: -2,19% , Coréia do Sul: -1,27% e a bolsa de Hang Seng não terá pregão devido ao feriado.
Na Europa, o clima é parecido com forte aversão à ativos de risco com Alemanha: -1,79%, França: -1,92%, Espanha: -0,81%, e o índice Euro Stoxx: -2,18%.
Os pré mercados dos EUA seguem o mesmo tom com Nasdaq: -2,28%, S&P 500: -1,83% e Dow Jones: -1,51% enquanto os investidores devem ficar de olho na divulgação no Índice de Preços ao Consumidor de abril dos EUA que pode mudar as projeções de como o Fed pode agir com sua política monetária.
Cenário no Brasil e Ibovespa
Além de acompanhar as atualizações da inflação global, os investidores por aqui ficam de olho na divulgação da ata da reunião do Copom realizada semana passada quando a taxa Selic teve um aumento de 1 ponto percentual de 11,75% para 12,75%. A sua divulgação será na terça feira, 10/05, e deve detalhar a visão do Copom em relação a sua política monetária assim como a divulgação do IPCA de abril, que deve ocorrer na quarta feira, 11/05 e as projeções de mercado indicam uma uma inflação anualizada passando de 11,30% em março para 12,06% em abril.
A temporada de balanços também segue nessa semana com divulgações de resultados nessa segunda de empresas como Azul, Banco ABC, BTG Pactual, Itaú, Assaí, Meliuz entre outros.
O índice ainda reflete a aversão ao risco global após a 5ª semana de queda aos 105.134,73 pontos. O saldo acumulado de maio do fluxo estrangeiro é negativo em R$ 7,88 bilhões enquanto o saldo no ano ainda se mantém positivo em R$ 49,78 bilhões.
Indicadores econômicos e eventos
Brasil |
Balanços de Azul, BB Seguridade, BTG Pactual, Caixa Seguridade, CBA, Itaú e Terra Santa Agro, antes da abertura, e de 3Tentos, Assaí, Méliuz e Via, após o fechamento do mercado |
Roberto Campos Neto cumpre agenda na Suíça, das 8h às 17h |
IPC-S da 1ª quadrissemana de maio |
EUA |
Presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, discursa em conferência do próprio Fed sobre mercados financeiros (9h45) |
Estoques no atacado de março |
Reino Unido |
Membro externo do Comitê de Política Monetária do BoE Michael Saunders fala em evento da Resolution Foundation (10h) |