Finanças
Morning Call: Ressaca pós-eleição. ADRs da Petro caem mais de 7% em Nova York
Mesmo com estabilidade relativa no preço do petróleo, as ADRs da Petrobras pesam negativamente na bolsa de Nova York indicando uma reação negativa do mercao em relação ao resultado das eleições de domingo.
Os mercados asiáticos sobem nesta segunda- feira com exceção dos índices chineses pela esperança de elevações mais brandas de juros pelo Fed em reuniões futuras. O índice japonês Nikkei subiu 1,78% pelos resultados corporativos no radar, o índice de Taiwan registrou alta de 1,26% e o sul-coreano KOSPI subiu 1,11% enquanto os índices de Shanghai e Hang Seng caíram 0,77% e 1,18% respectivamente após a leitura dos índices de gerentes de compras, os PMIs, registrando um recuo maior do que esperado para as categorias de indústria, de não-manufatura e composto.
Na Europa o resultado preliminar do índice de preços ao consumidor na zona do Euro divulgado hoje indica uma alta de 1,5% em outubro, elevando o acumulado em 12 meses dos 9,9% para 10,7%. O núcleo do índice indica uma aceleração de 4,8% para 5% enquanto o PIB preliminar do bloco europeu apresentou um leve crescimento de 0,2% no terceiro trimestre.
No começo do dia o índice DAX subia 0,30%, o britânico FTSE avançava 0,14% e o Euro Stoxx tinha ganhos de 0,12% enquanto o francês CAC recuava 0,19%.
Investidores de olho nos dados dos EUA da semana
A semana tem importantes eventos e indicadores dos EUA para serem acompanhados além dos resultados corporativos. O relatório de vagas JOLTs será divulgado na terça-feira (01), enquanto o relatório de vagas privadas ADP será divulgado na quarta-feira (02) e devem indicar a força do mercado de trabalho nos EUA. Na quarta-feira também será decidida a nova taxa de juros dos EUA pelo Fed, em que o mercado precifica uma alta de 0,75 pp dos 3,25% atuais para 4%.
E na sexta-feira (04) os dados do Payroll e desemprego de outubro do país será divulgados e, como de costume, devem trazer volatilidade para a bolsa, o câmbio e juros.
No começo do dia os contratos futuros dos índices norte-americanos tinham quedas como o Dow Jones que recuava 0,55%, o S&P 500 que tinha baixa de 0,62% e o índice Nasdaq que caía 0,77%. Além deles, o ETF da bolsa brasileira em dólar, negociado na bolsa de Nova York, tinha quedas de 2,83% no começo do dia enquanto os ADRs da Petrobras registravam forte queda de até 8% repercutindo o resultado das eleições brasileiras, à aversão de parte do mercado ao presidente eleito e a falta de nomes para chefia do ministério da economia do novo mandato de Lula.
No Brasil: balanços e Focus
Entre as empresas que divulgam resultados hoje, a Irani divulga seu balanço antes da abertura de mercado, enquanto Cielo, Intelbras, Localiza, Quero-Quero, PRIO e Raia Drogasil divulgam após o encerramento do pregão.
E o relatório semanal Focus do Banco Central divulgado hoje não teve grandes mudanças nas perspectivas dos investidores. Apenas o IPCA para o fim de 2022 foi ajustado de 5,6% para 5,61% e o PIB de 2023 de 0,63% para 0,64%.
Dentre as expectativas de curto prazo, a inflação esperada de outubro passa de 0,37% para 0,41% e para novembro de 0,41% para 0,40%
Veja também
- Na contramão dos EUA, Ibovespa recua após vitória do Trump
- Uruguai rejeita se aposentar mais cedo e afasta reforma da previdência de US$ 22,5 bilhões
- Eleições 2024: Em 12 das 51 cidades do segundo turno houve ‘virada’; veja lista
- Fuad Noman (PSD) é reeleito prefeito de Belo Horizonte
- Eduardo Pimentel (PSD) é eleito prefeito de Curitiba