Finanças
Morning Call: segunda feira com feriado nos EUA e reações ao PIB da China
Os principais fatos que podem impactar os mercados e uma breve análise do nosso índice Bovespa.
Cenário Global e de Bolsa de Valores
Os mercados asiáticos já repercutem os dados divulgados ontem da economia chinesa que mostrou um crescimento de 1,6% no PIB do 4º trimestre, acima do 1,1% esperado pelo mercado na comparação com o 3º tri enquanto a comparação anual teve alta de 4%, também superando os 3,6% de projeção de mercado.. A produção industrial chinesa teve alta de 4,3% em dezembro após a alta de 3,8% de novembro e superou bem os 3,6% esperados pelo mercado. Já a taxa de desemprego teve ligeiro aumento de 5% para 5,1%, e as vendas no varejo em dezembro tiveram um crescimento de 1,7% na comparação com novembro, bem abaixo dos 3,7% esperados pelo mercado. Com isso, as bolsas asiáticas fecharam majoritariamente positivas com Japão: +0,74%, Shanghai: +0,58%, Hang Seng: -0,68%, Índia: +0,29%, Taiwan: +0,66% e Coreia do Sul: -1,09%.
As bolsas dos EUA tem dia de descanso pelo feriado do dia de Martin Luther King Jr nessa segunda feira, 17/01, que deve resultar em uma diminuição no volume de negociações em várias bolsas. Apesar disso, os futuros dos EUA são negociados normalmente e tem Nasdaq: +0,05%, S&P: +0,11% e Dow Jones: +0,15%.
Sem grandes eventos econômicos na agenda local dos mercados europeu, predomina o tom positivo nessa segunda feira com Alemanha: +0,33%, Reino Unido: +0,57%, França: +0,55%, Espanha: +0,49% e o índice Euro Stoxx: +0,53% em um início de semana marcado pela liquidez reduzida nos mercados devido ao feriado nos EUA.
Cenário no Brasil
A semana promete turbulência no cenário político por conta das paralisações de servidores públicos de mais de 20 categorias, como mais auditores da Receita Federal, servidores da CVM e funcionários do Banco Central entre outros, com data de início na terça feira, 18/01, com reinvindicações de reajuste salarial após a proposta inicial do Governo de reajuste apenas para a classe de policiais federais, que inclusive já foi dada como incerta pelo próprio Presidente após repercussões negativas.
Nos indicadores do dia, o IGP-10 teve alta de 1,8% em janeiro após a queda de 0,1% registrada em dezembro. O resultado fica acima das expectativas de queda de 0,5%. Às 08:25 o Banco Central divulga o Boletim Focus e o IBC-Br, conhecido como a “prévia do PIB” às 09:00.
Ibovespa
O índice veio de uma semana positiva onde fomos de 102 mil pontos até os 106.927,79 pontos no encerramento da semana. O índice conseguiu fechar a semana negociado acima da média diária de 21 períodos (linha verde no gráfico) enquanto a faixa dos 108.600 pontos pode ser uma zona de resistência imediata e que precisaria ser ultrapassada antes de buscar a média móvel diária de 200 períodos (linha roxa no gráfico).
Indicadores e eventos
Brasil |
Boletim Focus |
Roberto Campos Neto participa de reunião da All Governors’ Meeting, promovida pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS), por videoconferência (9h) |
IBC-BR |
Balança comercial semanal |
EUA |
Feriado de Luther King mantém mercados fechados |
Secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, fala no National Action Network’s Annual King Day Breakfast (10h30) |
Bélgica |
Reunião do Eurogrupo |
Suíça |
Presidente da China, Xi Jinping, conselheiro médico chefe da Presidência dos EUA, Anthony Fauci, secretário-geral da ONU, Antonio Guterres e primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, falam na reunião anual do Fórum Econômico Mundial |