Finanças

Morning Call: terça-feira começa mais tranquila

Os principais fatos que podem impactar os mercados e uma breve análise do nosso índice Bovespa.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 3 min

Cenário Global e de Bolsa de Valores
O mercado Chinês teve uma terça feira positiva mas não foi o suficiente para animar a Ásia como um todo, já que em Tóquio o Nikkei realizou -0,33% e em Cingapura o Strais Times caiu -0,20%. Aos poucos a cidade de Xangai deve flexibilizar as suas restrições da Covid-19 tendo inicio nesta quarta feira para os moradores de áreas consideradas de baixo risco. Assim o SSEC conseguiu um fechamento positivo com alta de +1,19% e o CSI300 +1,55%.

Já na Europa o mercado não abre animado apesar da queda até o momento não representar algo expressivo. O FTSE em Londres tem leve alta de +0,35%, DAX em Frankfurt realizava -0,60% e o CAC em Paris -0,77%. Com os novos resultados de inflação da Zona do Euro, vindo acima do esperado, o mercado começa a perceber que o aumento nos custos de produção por conta do alto preço do petróleo e gás, está sendo repassado aos produtos, fazendo com que a inflação não fique limitada ao custo atrelado a energia. O Brent operava agora à pouco aos $119,28 com queda de -1,97% após atingir uma máxima de $124,08 hoje mesmo.

O futuro do SP500 começa esta manhã em leve queda de -0,40% seguindo com o mesmo temor vindo da Europa, a inflação. O petróleo segue operando em níveis elevados sem demonstrar que poderia diminuir a pressão sobre os custos das empresas e por consequência evitar um aumento generalizado dos preços, para que as empresas possam melhorar as suas margens e evitar um prejuízo no curto prazo. A agenda de hoje segue fraca, mas às 11 horas temos a divulgação da confiança do consumidor e que poderia trazer uma volatilidade para o curto prazo.

Cenário no Brasil e Ibovespa
Já por aqui a agenda do dia está mais movimentada começando neste momento com a diretora de assuntos internacionais do BC, Fernanda Guardado em um evento do Banco de Compensações Internacionais. Logo em seguida às 9:30 temos a divulgação do resultado primário de abril e na parte da tarde às 14 horas o presidente do BC, Roberto Campos Neto, participará de uma audiência pública na comissão de Direitos de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados. Também pela manhã será divulgado a taxa de desemprego, por volta das 9 horas.

Depois do fechamento do primeiro candle diário acima da média exponencial de 9 períodos o IBOV conseguiu recuperar boa parte das perdas das semanas anteriores e agora já mostra resistência na faixa esperada, entre 111 e 112 mil pontos. Temos que mostrar força compradora acima dessa região ou então vamos voltar a faixa dos 100 mil pontos.

Indicadores econômicos e eventos

07:00 – EUR – Cúpula de líderes da UE
09:00 – BRA – Taxa de desemprego
09:30 – BRA – Dívida bruta / PIB
11:00 – EUA – Confiança do consumidor
22:45 – CHI – PMI Industrial Caixin

Mais Vistos