Finanças

Por que Lula escolheu Alckmin para comandar Indústria e Comércio?

Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva escolheu nesta quinta-feira (22) seu futuro vice-presidente, Geraldo Alckmin, para chefiar o ministério da Indústria e Comércio. É a primeira vez que um vice assume ao mesmo tempo uma pasta do Executivo. Confira no Flash outros nomes anunciados.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 2 min

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva escolheu nesta quinta-feira (22) seu futuro vice-presidente, Geraldo Alckmin, para chefiar o ministério da Indústria e Comércio. É a primeira vez que um vice assume ao mesmo tempo uma pasta do Executivo.

Foram confirmados no total 37 ministérios na nova gestão – 60% a mais que no atual governo de Jair Bolsonaro. Ainda faltam outros 13 ministros a serem anunciados até a posse.

Além disso, o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu a uma taxa anual de 3,2% no terceiro trimestre de 2022, segundo a terceira revisão. Na leitura anterior, o crescimento do PIB real (que considera a inflação) foi estimado em 2,9%. No segundo trimestre, o PIB caiu 0,6%. A expectativa de analistas consultados pela Reuters era de que o percentual ficasse em 2,9%.

E mais: o presidente Jair Bolsonaro sancionou na véspera a lei que regulamenta o mercado de criptoativos. O projeto havia sido aprovado na Câmara dos Deputados no final de novembro. A lei entra em vigor em 180 dias, prazo para que as empresas do setor se adequarem às regras.

Entre as principais mudanças, passa a existir o crime de estelionato em ativos virtuais, com pena entre 4 e 8 anos e multa pra quem cometer.

Outra novidade é que as empresas do setor, como exchanges e intermediárias de negociação, vão precisar de uma licença de “prestador de serviços virtuais”.

Mais Vistos