Flash

IR 2021: mais de 869 mil caíram na malha fina; veja os motivos e o que fazer

Número representa 2,4% do total de documentos entregues.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 4 min

Neste ano, 869.302 declarações do Imposto de Renda (IR) 2021 foram retidas na malha fina da Receita Federal, o que representa 2,4% do total de documentos entregues.

Malha fina do Imposto de Renda

Omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual, deduções da base de cálculo e divergências no valor de IRRF entre o que consta em Dirf e o que foi declarado pela pessoa física estão entre os principais motivos da retenção das declarações. Se você caiu na malha fina IR 2021, saiba o que fazer!

O que acontece quando a pessoa cai na malha fina?

Se a declaração for retida pela Receita Federal, o contribuinte deixa de receber sua restituição, se houver, enquanto as irregularidades não forem resolvidas. Dessa forma, ela pode ser paga com atraso, além de consequências como possíveis multas.

Se as pendências não forem esclarecidas, o declarante  fica com restrição no CPF e não consegue fazer nenhuma solicitação pública, por exemplo, como renovar título de eleitor, tirar passaporte e prestar concurso público, entre outras consequências.

Como acessar o e-CAC?

O e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) é um portal de comunicação entre a Receita Federal e o contribuinte.

O endereço de acesso é: www.cav.receita.fazenda.gov.br. Nesta página, é preciso informar CPF, código e senha.

Como obtenho o código de acesso ao e-CAC?

No próprio site do e-CAC é possível gerar o código. Será preciso informar CPF, data de nascimento e os números dos recibos de entrega das Declarações do Imposto de Renda apresentadas nos dois últimos anos.

Como resolver problemas na malha fina?

Caso existam pendências, existem algumas alternativas, como: 

  • Fazer correção da declaração: é possível fazer o ajuste por meio da declaração retificadora. Não há multa ou cobrança para isso. Após o contribuinte ser intimado ou notificado, ele não conseguirá fazer esta correção.
  • Esperar contato da Receita Federal: com o comunicado recebido, é possível apresentar a documentação necessária que justifique a pendência apresentada.
  • Apresentação virtual de documentos: a documentação dos valores apresentados como pendência podem ser enviados de forma virtual, por meio do portal e-CAC (https://cav.receita.fazenda.gov.br).

Como saber se caí na malha fina 2021?

Quem fez declaração de Imposto de Renda é importante consultar o extrato do processamento no site da Receita Federal, por meio do CPF, para fazer o acompanhamento.

Na consulta, é possível verificar se está tudo correto com a declaração apresentada, ou se há alguma pendência, como, por exemplo, se a declaração foi retida na malha fina. 

Posso corrigir a minha declaração de IR antes da convocação da Receita?

Sim. Antes de ser intimado ou notificado pela Receita Federal, é possível fazer ajustes e correções a partir da declaração retificadora.

Se o erro apontado pela Receita não for corrigido, o que acontece?

Se a correção da inconsistência encontrada não for feita, o contribuinte será multado em 75% do imposto devido.

Veja também

  • Real Investor x IP Participações: qual fundo ganha de lavada do Ibovespa?
  • TradeMap e B3 lançam curso gratuito sobre small caps
  • Ações de techs despencam no mês; o que aconteceu?
  • Veja o ranking das empresas listadas na B3 que têm mais mulheres nos conselhos
  • Ações da Mosaico estão 75% abaixo do preço no IPO; o que vai salvar a empresa?

Mais Vistos