Siga nossas redes

Geral

5 fatos para hoje: Bolsonaro quer mudar ICMS; Câmara vota autonomia do BC

Votação do projeto que promete dar mais autonomia ao Banco Central marca alinhamento entre poderes.

Jair Bolsonaro
17/12/2020 REUTERS/Ueslei Marcelino

1 – Lira diz que autonomia do BC será votada na Câmara hoje

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), confirmou a votação da proposta que trata da autonomia do BC, em publicação no Twitter. “Com a sinalização positiva da maioria dos líderes, gostaria de compartilhar uma grande notícia sobre nosso país: vamos colocar em votação amanhã o projeto sobre a autonomia do Banco Central.”

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta segunda-feira, que o projeto é “fundamental para a estabilidade monetária”. “O projeto de autonomia é garantia de estabilidade monetária para o povo brasileiro”, afirmou Guedes, que esteve em reunião com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para discutir a proposta.

2 – Bolsonaro promete projeto que muda forma de cobrar ICMS sobre combustíveis e espera ajuda de governadores

Em meio a pressão de caminhoneiros e novos aumentos no diesel e na gasolina, o presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira que o governo prepara a apresentação de um projeto de lei que poderá alterar a cobrança do ICMS que incide sobre os combustíveis, mas fez questão de destacar que não quer embates com governadores.

“Nosso projeto de lei aqui diz uma coisa apenas: para regulamentar esta emenda constitucional de 2001 e fazer com que o Confaz (Conselho dos Secretários de Fazenda) decida como vai ser cobrado o ICMS, ou é um valor fixo como nós temos no tocante do PIS/Cofins sobre o litro de cada combustível ou um percentual que vai incidir sobre o preço deste combustível nas refinarias”, disse.

Na entrevista ao programa Brasil Urgente, do apresentador José Luiz Datena, Bolsonaro afirmou que a proposta visa evitar a bitributação e ressalvou que ninguém vai perder receita com ela. Disse, porém, não considerar justo que os governadores ganhem receita com o ICMS toda vez que o preço dos combustíveis é elevado.

LEIA MAIS: Petrobras reajusta diesel, gasolina e GLP; estatal nega nova política de preços

3 – IGP-M tem alta de 1,92% na 1ª prévia de fevereiro com pressão do atacado, diz FGV

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) acelerou levemente a alta a 1,92% na primeira prévia de fevereiro, depois de subir 1,89% no mesmo período do mês anterior, diante do aumento nos preços no atacado, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta terça-feira.

No período, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60% do IGP-M, registrou avanço de 2,54%, contra 2,42% na primeira prévia de janeiro.

“O Índice de Preços ao Produtor (IPA), indicador que exerce a maior influência sobre o IGP, segue em aceleração refletindo os aumentos registrados nos preços de commodities agrícolas e industriais“, disse em nota André Braz, coordenador dos índices de preços. “Tais pressões inflacionárias estão alimentando repasses pela cadeia produtiva.”

4 – Piora na covid-19 e vacinação lenta podem ameaçar América Latina em 2021, diz FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) demonstra otimismo sobre a retomada econômica na América Latina e no Caribe, mas também alerta para riscos, como a piora do quadro na pandemia no fim do ano passado ou o risco de vacinação contra a covid-19 mais lenta do que o previsto. A avaliação foi feita durante entrevista coletiva virtual de Alejandro Werner, diretor do Departamento do Hemisfério Ocidental do Fundo.

Werner disse que uma piora recente nos números da pandemia já representam uma ameaça para a retomada “desigual” e com “enormes custos humanos” atual.

O FMI projeta que a América Latina e o Caribe registrem crescimento de 4,1% em 2021 e de 2,9% em 2022, após contração de 7,4% em 2020.

Para o Brasil, espera avanço de 3,6% neste ano e de 2,6% em 2022.

5 – Livre da Amazon, Jeff Bezos vai buscar acelerar empresa de viagens espaciais Blue Origin

Livre de suas obrigações diárias na Amazon.com, Jeff Bezos deve aumentar seu foco sobre sua empresa de viagens espaciais, Blue Origin, que enfrenta um ano importante e uma competição feroz da SpaceX, de Elon Musk, disseram fontes da indústria.

Bezos, de 57 anos, entusiasta do espaço ao longo da vida e a segunda pessoa mais rica do mundo atrás de Musk, disse na semana passada que está deixando o cargo de presidente-executivo da empresa de comércio eletrônico para se concentrar em projetos pessoais.

A Blue Origin ficou muito atrás da SpaceX em transporte orbital e perdeu para a SpaceX e a United Launch Alliance (ULA)bilhões de dólares em contratos de lançamentos espaciais do governo dos Estados Unidos que começam em 2022. A ULA é uma joint venture da Boeing e Lockheed Martin.

*Com Estadão Conteúdo e Reuters

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.