Siga nossas redes

Geral

5 fatos para hoje: Investigação na Petrobras, IPCA em alta e recorde do Bitcoin

Fique por dentro dos principais assuntos do mundo econômico desta segunda-feira (22)

Publicado

em

por

InvestNews
Petrobras

1 – Investigação sobre troca no comando da Petrobras

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) deve abrir nesta segunda-feira (22) uma investigação sobre o anúncio da troca do comando da Petrobras feita na quinta-feira (18) pelo presidente Jair Bolsonaro, disse uma fonte. A autarquia informou que “não comenta casos específicos

Em post nas redes sociais na sexta-feira (19) à noite, Bolsonaro anunciou que o governo decidiu indicar o general Joaquim Silva e Luna para assumir os cargos de conselheiro e presidente da Petrobras após o encerramento do ciclo do atual presidente da companhia, Roberto Castello Branco. Como desdobramento, as ações da petroleira tiveram forte volatilidade na sexta-feira.

Nesta terça-feira (23), véspera da divulgação dos resultados de 2020, o conselho da estatal se reúne para deliberar, entre outros assuntos, a recondução de Castello Branco para mais um mandato de dois anos para o executivo que assumiu no começo de 2019. A reunião é ordinária e já estava marcada para ocorrer.

2 – Farmacêutica Teuto pede registro de IPO

O Laboratório Teuto Brasileiro SA entrou com pedido de oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A oferta, protocolada na noite de sexta-feira (19), será administrada pelas instituições financeiras Itaú Unibanco Holding SA, Santander Brasil, JPMorgan Chase & Co, Bradesco, Bank of America e Goldman Sachs.

3 – IPCA acima do centro da meta

A nova rodada de aumento de preços de commodities, sem contrapartida de valorização cambial, e a perspectiva de extensão do auxílio emergencial dispararam uma onda de revisões para a inflação neste ano, com crescimento do número de apostas superiores ao centro da meta (3,75%), mesmo com o cenário de alta de juros.

A combinação atípica para a inflação, de commodities em alta e câmbio depreciado, já produz seus efeitos nos preços no atacado, que registram fortes altas mensais. No Índice Geral de Preços -10 (IGP-10) de fevereiro, o aumento foi de 2,97%, acumulando 28,17% em 12 meses. 

Na avaliação de economistas, o repasse dessa pressão de custos deve ser inevitável, hipótese que ganha força considerando que a renovação do auxílio emergencial pode favorecer repasses de custos, principalmente em alimentos.

4 – Suspensão de restrições comerciais à China

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, pediu nesta segunda-feira (22) que o governo dos Estados Unidos suspenda as restrições de comércio com o país e encerre o que Pequim considera uma interferência injustificada nas áreas de Taiwan, Hong Kong, Xinjiang e no Tibete.

Durante um fórum do Ministério de Relações Exteriores, Wang disse que a China defenderá os direitos de empresas dos EUA e que espera que o país “remova tarifas não razoáveis sobre produtos chineses, levante suas sanções unilaterais a empresas e institutos educacionais e de pesquisa da China e abandone a supressão irracional do progresso tecnológico da China.”

O ministro também defendeu que Washington reative os canais de diálogo com Pequim. Wang pediu que o novo governo dos EUA abandone a maior parte das medidas de confronto com a China adotadas pelo ex-presidente Donald Trump.

5 – Bitcoin atinge valor recorde 

O bitcoin atingiu o valor de mercado de 1 trilhão de dólares ao subir para mais um recorde na sexta-feira (19), contrariando os alertas dos analistas de que é um “show do lado econômico” e uma fraca proteção contra uma queda nos preços das ações.

A criptomoeda mais popular do mundo chegou a saltar para uma alta histórica de 56.399,99 dólares, com um ganho semanal de 14%. Ela subiu quase 70% no acumulado do mês e a última alta foi de 8% para 55.664 dólares.

Os ganhos do bitcoin foram alimentados por sinais de que ele está ganhando aceitação entre os principais investidores e empresas, como a Tesla, Mastercard e BNY Mellon. Todas as moedas digitais combinadas têm um valor de mercado de cerca de 1,7 trilhão de dólares.

*Com Reuters e Estadão Conteúdo

Anúncio Patrocinado BDR BDR

O InvestNews é um canal de conteúdo multiplataforma que oferece a cobertura diária de notícias e análises sobre economia, investimentos, finanças, mercado financeiro, educação financeira, projeções, política monetária e econômica. Tudo o que mexe com o seu dinheiro você encontra aqui, com uma linguagem simples e descomplicada sobre o mundo da economia e dos investimentos.