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5 fatos para hoje: lucro de Microsoft, Google e Visa; reunião do Twitter

Ações da Microsoft, que acumulam queda de 25% neste ano, ficaram estáveis no after-market.

1 – Resultado da Microsoft é atingido por dólar forte e vendas mais fracas de PCs

A Microsoft (MSFT34) divulgou nesta terça-feira (26) resultados trimestrais abaixo das estimativas do mercado, refletindo desaceleração das vendas de PCs, valorização do dólar e menores gastos de anunciantes com publicidade.

As ações da empresa, que acumulam queda de 25% neste ano, ficaram estáveis no after-market.

A Microsoft teve o melhor trimestre no negócio de computação em nuvem, chamado de Azure pela empresa, disse Brett Iversen, gerente geral de relações com investidores da Microsoft.

O crescimento do Azure foi de 40%, abaixo da previsão de 43% dos analistas compilada pela Visible Alpha. Na divisão de computação em nuvem mais ampla, Intelligent Cloud, a receita aumentou 20%, a US$ 20,9 bilhões, acima da previsão média de US$ 19,1 bilhões, segundo a Refinitiv.

A Microsoft enfrenta a pressão de um dólar mais forte, uma vez que obtém cerca de metade de sua receita com operações fora dos EUA. O índice do dólar americano subiu mais de 2% no trimestre até junho e quase 12% neste ano, ante queda de 1% no ano anterior para o mesmo período.

O câmbio impactou a receita em quase US$ 600 milhões e a desaceleração no mercado de PCs atingiu o faturamento em mais de US$ 300 milhões. Já a desaceleração em publicidade atingiu a receita da rede social LinkedIn em mais de US$ 100 milhões.

“Com a Microsoft tendo esse tamanho, é difícil não refletir a economia geral”, John Freeman, vice-presidente de pesquisa de ações da CFRA Research.

A demanda mais branda do consumidor também atingiu a receita com videogames, que caiu 7% ano a ano devido a uma queda nas vendas de consoles Xbox, conteúdo e serviços, disse a empresa.

A Microsoft teve receita de US$ 51,87 bilhões no trimestre, ante US$ 46,15 bilhões um ano antes. Analistas em média, esperavam receita de US$ 52,44 bilhões, de acordo com dados da Refinitiv.

O lucro líquido da Microsoft subiu para US$ 16,74 bilhões, ou US$ 2,23, no trimestre encerrado em 30 de junho, de US$ 16,46 bilhões, ou US$ 2,17 por ação, um ano antes.

2 – Google vende mais anúncios do que o esperado e alivia Wall Street

A Alphabet (GOGL34), dona do Google, divulgou nesta terça-feira (26) vendas trimestrais próximas às projeções de Wall Street, com investidores aliviados uma vez que a companhia contornou uma série de resultados abaixo do esperado.

As vendas do negócio de anúncios do Google superaram as expectativas, enquanto a receita de anúncios do YouTube, do segmento de computação em nuvem e da unidade “outras apostas” da Alphabet ficaram abaixo do estimado, de acordo com dados da FactSet e da Refinitiv.

As ações da Alphabet subiam 3% nas negociações pós-mercado.

“Apesar do trimestre decepcionante, as expectativas eram tão baixas que os investidores deram um suspiro de alívio”, disse Jesse Cohen, analista sênior do Investing.com.

O lucro da Alphabet foi de US$ 16 bilhões, ou US$ 1,21 por ação, ante estimativa média de US$ 1,29 por ação. O lucro da Alphabet tende a ser volátil devido a ganhos ou perdas nas participações que detém em startups, por isso investidores olham mais para outros números como receita e custos.

A Alphabet reportou receita trimestral de US$ 69,69 bilhões, 13% superior ao mesmo período do ano anterior, e quase em linha com a expectativa média de US$ 69,88 bilhões entre os analistas monitorados pela Refinitiv.

O aumento dos salários, bem como dos preços do combustível e outros itens, forçaram alguns anunciantes a reduzirem gastos com marketing em 2022, incluindo anúncios em serviços de internet como o Google, que serviram como elo essencial com os consumidores durante a pandemia.

Na semana passada, Snap e Twitter divulgaram resultados trimestrais decepcionantes, aumentando as preocupações com a desaceleração nos gastos com publicidade. As ações da Snap caíram 25% após seus resultados.

“O Google está relativamente bem posicionado para enfrentar as águas turbulentas que estão por vir”, disse Evelyn Mitchell, analista da Insider Intelligence.

Nos últimos anos, os cortes nos gastos com anúncios prejudicaram mais as empresas de mídia social do que o Google. Isso porque a companhia gera receita por meio de uma variedade maior de funções no mercado publicitário, e os anúncios de pesquisa podem ser mais fáceis para os clientes gerarem, pois normalmente incluem apenas texto.

Fachada de escritório do Google em Nova York
Fachada de escritório do Google em Nova York, EUA 10/02/2022 REUTERS/Paresh Dave

3 – Visa tem alta no lucro líquido a US$ 3,41 bi no 3º trimestre fiscal

A Visa (VISA34) registrou lucro líquido de US$ 3,41 bilhões, ou US$ 1,60 por ação, em seu terceiro trimestre fiscal. O resultado representa um crescimento ante os US$ 2,58 bilhões, ou US$ 1,18 por ação, de igual período do ano anterior. O lucro por ação ajustado foi de US$ 1,98, acima da previsão de US$ 1,75 dos analistas consultados pelo FactSet. Após os resultados, a ação da companhia subia 0,40% no after hours em Nova York.

A receita da Visa ficou em US$ 7,3 bilhões no terceiro trimestre fiscal deste ano, alta de 19% na comparação anual. Analistas projetavam, nesse caso, US$ 7,08 bilhões.

Em seu balanço, a empresa afirma que há um quadro de incerteza macroeconômica, com “ventos contrários significativos no câmbio”. Além disso, lembra que foi afetada pela suspensão de seus negócios na Rússia, no contexto da guerra na Ucrânia e das sanções subsequentes contra Moscou. A Visa afirma ver os consumidores de volta à ativa, mas também menciona que “a perspectiva econômica não está clara”.

4 – Enauta vê aumento em torno de 50% nas reservas do campo de Atlanta

A Enauta (ENAT3) registrou um aumento de aproximadamente 50% na soma das reservas provadas e prováveis (2P) do campo de Atlanta, na Bacia de Santos, conforme comunicado divulgado nesta terça-feira (26).

Segundo a empresa, a acumulação no campo passou de 105,7 milhões de barris em 31 de dezembro de 2021 para 155,7 milhões de barris de óleo em 30 de junho de 2022. A nova certificação das reservas foi realizada pela consultoria britânica independente Gaffney, Cline & Associates (GCA).

“Incorporamos volumes significativos às reservas 2P… Manteremos nossos esforços para ampliar a produção, com otimização dos custos operacionais e gerando valor para o país e nossos acionistas”, afirmou em nota o CEO da Enauta, Décio Oddone.

A produção total do campo foi de 1,8 milhão de barris de óleo no primeiro semestre deste ano, de acordo com os dados.

Em maio, a empresa obteve da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a aprovação do novo plano de desenvolvimento e a prorrogação contratual por mais 11 anos do campo de Atlanta, operado exclusivamente pela Enauta. Com isso, o prazo da concessão foi estendido para 2044.

A empresa também divulgou nesta terça-feira a íntegra do relatório de reservas do campo de Manati, na Bacia de Camamu, que indicou que as reservas 2P em 31 de dezembro de 2021 eram de 12 milhões de barris equivalentes, um aumento de 54% na comparação com o volume reportado um ano antes.

“Esse incremento foi devido, principalmente, à viabilização de uma nova condição técnica para operação da estação de compressores em terra e da plataforma marítima, permitindo a maior recuperação das reservas de gás”, disse a Enauta no comunicado.

Com a nova certificação do campo de Atlanta, a Enauta passou a deter, no total, 166,2 milhões de barris de óleo equivalente (boe) em reservas 2P, um incremento de 48,5 milhões de boe nas reservas em relação a 31 de dezembro de 2021.

Enauta
Sonda da Ocyan na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. REUTERS/Bruno Kelly 30/10/2017

5 – Twitter convoca acionistas para votar acordo de Musk em 13 de setembro

O Twitter (TWTR34) está convocando seus acionistas para uma reunião no dia 13 de setembro, às 14h00 (de Brasília), para votar a proposta de aquisição feita por Elon Musk. A reunião será transmitida ao vivo e a votação ocorrerá de modo online, de acordo com documento do Twitter à Securities and Exchange Commission (SEC, a CVM americana).

Se a fusão for concluída, cada acionista terá direito a receber US$ 54,20 por ação sujeito aos devidos impostos, diz a empresa. Hoje, a companhia encerrou a sessão com alta de 0,25%, a US$ 39,34 a ação.

A notícia teve reação marginal do papel no after hours em Nova York e o Twitter subia 0,43%, às 18h37 (de Brasília).

*Com informações da Reuters e Estadão Conteúdo

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