Siga nossas redes

Geral

5 fatos para hoje: mais precatórios para o Renda Cidadã; PIB do Reino Unido

Mesmo após revisão, mergulho do PIB britânico ficou pior do que viznhos.

Londres

1 – Por Renda Cidadã, Congresso fala em dobrar valor destinado a precatório

Para tentar diminuir as críticas ao uso do dinheiro carimbado dos precatórios (valores devidos pelo governo após sentença definitiva na Justiça) para financiar o Renda Cidadã, líderes de partidos da base do governo já discutem reservar uma parcela maior para esses pagamentos no Orçamento do próximo ano. O mesmo espaço de negociação não existe, porém, no caso do uso de recursos do Fundeb, o fundo que financia a educação básica. Deputados e senadores continuam recusando a ideia apresentada pelo governo para ajudar a bancar o programa social que vai substituir o Bolsa Família.

FLASH: Por que o Renda Cidadã frustrou o mercado? Debate entre Trump e Biden nos EUA

A proposta do governo para os precatórios – vista por economistas como uma “pedalada fiscal”, por apenas adiar dívidas já consideradas líquidas e certas e ainda driblar o teto de gastos – era limitar o pagamento em 2% da receita corrente líquida (algo em torno de R$ 16 bilhões em 2021). Mas, diante das reações negativas, lideranças já têm cogitado elevar esse porcentual para 3% ou 4%.

Apesar das críticas, o senador Márcio Bittar (MDB-AC) afirmou que não vai desistir do modelo de financiamento do novo programa apresentado na segunda-feira. “Não me assusto assim tão fácil”, afirmou Bittar, sobre a recepção negativa do mercado financeiro e do mundo político à proposta.

2 – Reino Unido: PIB recua 19,8% no 2º trimestre ante anterior, mostra revisão

O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido registrou contração de 19,8% no segundo trimestre, na comparação com os três meses anteriores deste ano, de acordo com revisão publicada nesta quarta-feira (30) pelo Escritório Nacional de Estatísticas (ONS, na sigla em inglês). Analistas ouvidos pelo “Wall Street Journal” previam recuo de 20,4%, igual à primeira leitura do dado.

O PIB do país teve baixa de 21,5% no segundo trimestre, na comparação anual, mostrou também a revisão. A expectativa, nesse caso, era de queda de 21,7%. Os números do Reino Unido são piores do que os dos vizinhos europeus, o que reflete a duração das medidas de restrição à circulação para combater a covid-19, após o país ter tentado medidas mais leves em meio à pandemia, depois se ver forçado a mudar de rumo.

3 – FecomercioSP: Índice de confiança do empresário tem maior alta da série histórica

O Índice de Confiança do Empresário (ICEC) registrou uma alta recorde para o mês de setembro, passando de 74,8 pontos em agosto para 85,9 pontos, um avanço de 14,9%. No entanto o índice ainda registra uma queda de 25,5% se comparado ao mesmo período do ano passado, diz levantamento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

O levantamento também informa que o Índice de Expansão do Comércio (IEC) registrou uma segunda alta consecutiva (16,2%), passando de 65,3 para 75,8 no mesmo período. E o Índice de Estoques (IE) voltou a subir depois de quatro quedas consecutivas, indicando alta de 4,3%.

Apesar dos empreendedores estarem mais confiantes, o IE ainda mostra estoques inadequados, mesmo com a primeira alta registrada pós-quarentena mais restritiva, principalmente por causa do acúmulo de mercadorias. Aos poucos, o comércio deve ajustar os níveis de estocagem em relação a oferta e procura dos produtos, de acordo com informações do levantamento.

4 – Câmara aprova MP que prorroga benefício para montadoras do Centro-Oeste

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (29) a prorrogação por cinco anos do incentivo tributário destinado as montadoras de automóveis do Centro-Oeste. A liberação, parte da medida provisória 987/2020, segue agora para o Senado.

CAFEÍNA: Queda, retomada e futuro: Samy e Dony analisam a situação do setor automotivo

A MP foi editada para prorrogar o prazo para empresas automotivas instaladas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País apresentarem projetos de novos produtos para contarem com crédito presumido do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O relator, deputado André de Paula (PSD-PE) estipulou 31 de outubro. O texto original da MP prorrogava o prazo de 30 de junho até 31 de agosto deste ano.

O crédito poderá ser usado para descontar o valor a pagar a título de PIS e Cofins em vendas realizadas entre 1º de janeiro de 2021 e 31 de dezembro de 2025. Durante esse período, as empresas precisam respeitar patamares mínimos de investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica na região.

5 – Caixa registrou em julho maior valor histórico mensal no crédito imobiliário

O vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Jair Mahl, disse o banco registrou em julho o “maior valor histórico mensal” de financiamentos imobiliários. “O setor tinha tudo para entrar em uma crise enorme após a pandemia. Mas todos os atores se envolveram e nós conseguimos não só vencer, mas também crescer”, apontou nesta terça-feira (29) durante painel da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).

LEIA MAIS: Imóvel financiado pelo IPCA ou poupança? Veja quanto custa em diversos cenários

Mahl destacou que o crédito imobiliário corrigido pelo IPCA – lançado pelo banco ano passado – já representa 30% dos novos financiamentos originados, um valor considerado consistente. Uma das vantagens da carteira corrigida pela inflação é a possibilidade da comercialização no mercado secundário, gerando recursos para serem aplicados em novos financiamento à compra e à construção de imóveis.

O executivo disse ainda que a Caixa está terminando seus estudos para fazer a securitização das carteiras de crédito e deve lançar ainda neste ano a primeira oferta de certificados de recebíveis imobiliários. “Estamos terminando os estudos para que tenha atração do mercado. Acreditamos que será um sucesso”, comentou.

*Com Estadão Conteúdo

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.