Siga nossas redes

Geral

BP amplia pagamento de dividendos e recompra de ações após salto no lucro

A empresa britânica de energia registrou seu maior prejuízo depois de realizar baixa contábil de 24 bilhões.

Unidade da BP 15/01/2015 REUTERS/Luke MacGregor

A BP (B1PP34) registrou seu maior prejuízo trimestral depois de realizar uma baixa contábil de 24 bilhões de dólares para sair de seus negócios na Rússia, mas um forte desempenho operacional devido à disparada dos preços do petróleo e do gás ajudou a empresa britânica de energia a aumentar as recompras de ações.

O aumento dos preços do petróleo e do gás na sequência da invasão russa da Ucrânia em 24 de fevereiro ajudou a compensar as perdas incorridas pela BP ao abandonar abruptamente seus negócios na Rússia, incluindo sua participação de 19,75% na gigante petrolífera Rosneft.

A baixa contábil de suas participações na Rosneft e duas outras joint ventures levou a BP a um prejuízo de 20,4 bilhões de dólares no trimestre, o maior já registrado pela companhia. Mas a conta foi ligeiramente inferior às estimativas iniciais da BP de 25 bilhões de dólares.

O indicador utilizado pela empresa como referência de lucro líquido atingiu 6,2 bilhões de dólares no primeiro trimestre, o maior desde 2008 e superando em muito as expectativas dos analistas de um lucro de 4,49 bilhões de dólares.

O desempenho do primeiro trimestre de 2022 foi impulsionado pelo que a BP disse ser um desempenho “excepcional” em sua divisão de comércio de petróleo e gás.

A empresa, que também interrompeu a comercialização de petróleo russo, disse que a saída da Rússia, que contribuiu com 3% do fluxo de caixa da empresa no ano passado, não afetaria seu plano de mudar de petróleo e gás para renováveis.

A unidade de produtos de petróleo refinados da BP teve lucro de 1,6 bilhão de dólares nos primeiros três meses, em comparação com uma perda de 26 milhões no trimestre anterior e uma perda de 2 milhões um ano atrás.

IMPULSO PARA RECOMPRAS

A BP disse que aumentaria suas recompras trimestrais de ações para 2,5 bilhões de dólares antes do final do segundo trimestre, depois que seu fluxo de caixa excedente subiu para mais de 4 bilhões de dólares.

Em fevereiro a empresa anunciou que aceleraria suas recompras de ações para 1,5 bilhão de dólares por trimestre, ante 1,25 bilhão de dólares.

Veja também:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.