Siga nossas redes

Geral

China promete adotar políticas amigáveis aos mercados

As declarações do vice-primeiro-ministro da China ajudaram os mercados a se recuperar.

Vice-primeiro-ministro da China, Liu He
Vice-primeiro-ministro da China, Liu He 27/05/2020. REUTERS/Thomas Peter/Pool

O vice-primeiro-ministro da China, Liu He, pediu nesta quarta-feira aos órgãos do governo que adotem de forma ativa políticas amigáveis ao mercado, mas que introduzam “cautelosamente” medidas que podem afetá-lo.

Em relação à estabilidade do mercado financeiro em Hong Kong, reguladores de China e Hong Kong vão fortalecer a coordenação, disse Liu.

A China também buscará revigorar a economia e afastar riscos no setor imobiliário, disse Liu segundo a agência de notícias Xinhua em reunião do Comitê de Desenvolvimento e Estabilidade Financeira sob o Conselho de Estado.

“Todas as políticas que tenham impacto significativo sobre os mercados de capital devem ser coordenadas com departamentos de gestão financeira antes para manter a estabilidade e consistêncis das expectativas”, disse Liu, acrescentando que as autoridades serão responsabilizadas.

As declarações de Liu ajudaram os mercados a se recuperar, depois que as ações da China atingiram na véspera mínima de 21 meses, enquanto as empresas do país listadas em Hong Kong foram ao menor nível desde 2008 por preocupações com o crescimento e aumento das tensões geopolíticas.

Veja também