Siga nossas redes

Geral

Doria recua e diz que vai manter sua pré-candidatura à Presidência da República

Após decisão de Doria, Rodrigo Garcia vai concorrer pelo PSDB ao governo de SP.

O governador João Doria (PSDB) recuou da sua decisão e anunciou que vai manter a pré-candidatura à Presidência da República. Ele desistiu de continuar no governo de São Paulo após conversa com tucanos durante uma reunião no Palácio dos Bandeirantes, na tarde desta quinta-feira (31).

Doria foi vencedor das prévias do PSDB para a escolha do candidato do partido à Presidência, mas estava sofrendo pressão da ala tucana que apoia o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, como candidato.

Com a decisão de Doria, o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) será o candidato tucano ao governo paulista. Os dois teriam tido uma conversa tensa após Doria anunciar que iria desistir da candidatura ao Planalto, já que impediria a candidatura de Garcia, que tinha sido articulada desde o ano passado.

A decisão de Doria foi oficialmente divulgada durante um evento público cheio de aliados políticos, com mais de 1400 pessoas, inclusive o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), que é aliado do presidente Bolsonaro. A data limite para ele deixar o governo é o dia 2 de abril.

Com tom festivo e auditório do lotado de apoiadores, Doria anunciou sua candidatura. Ele oficializou sua saída do governo paulista.

“Eu quero estar do lado de vocês a partir do próximo dia 2 para mostrar que é possível sim ter uma alternativa para o Brasil, uma alternativa de paz, de trabalho, de dedicação, de humildade e integração de todo o Brasil, longe da ideologia, distante do populismo e absolutamente condenando a corrupção e o mau-trato do dinheiro público”, declarou. “Serei candidato candidato à Presidência da República pelo PSDB, o partido da Social Democracia Brasileira.”

O candidato tucano também disse que quer construir a melhor via para o país. “É hora de enfrentarmos as adversidades coletivamente e não individualmente. É hora de criarmos uma frente ampla e um time poderoso pelo Brasil e pelos brasileiros. Construir sim a melhor via para o Brasil, e a melhor via é a via da união, da serenidade, do bom senso, da compreensão e da liberdade. Pesquisam mostram e asseguram que nem Bolsonaro e nem Lula tem a confiança da maioria dos brasileiros.”

Durante o discurso, Doria aproveitar para alfinetar seus adversários políticos, Lula e Bolsonaro, ao falar sobre a crise econômica, deixada pelo governo petista, que afetou todo o país, e o negacionismo do atual presidente durante a pandemia.

Antes do pronunciamento de Doria, foi exibido um vídeo que mostra o engajamento do então governador para trazer a vacina contra a Covid-19 para o Brasil, após parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

O tucano, que ficou 3 anos e 3 meses no poder, também agradeceu sua equipe de governo e à população paulista.

Mais cedo, o presidente nacional do Bruno Araújo, divulgou uma nota em que reafirmou que Doria é o nome do partido na disputa pelo Planalto em 2022, depois dos rumores de desistência da candidatura à presidência vir à tona.

Doria tem aparecido com resultado fraco nas pesquisas de intenção de voto para o Palácio do Planalto. O governador teve apenas 2 pontos em levantamento do instituto Datafolha neste mês, enquanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com 43% e o presidente Jair Bolsonaro (PL) soma 26%. Ainda apareceram à frente do governador os ex-ministros Sergio Moro (Podemos), com 8%, e Ciro Gomes (PDT), com 6%.

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.