Siga nossas redes

Geral

Ficou sabendo? IPO da Porshe; chips avançados da Simens e mais

IPO da Porsche pode ser um dos maiores da Europa; Siemens lança novo software que automatiza processo de design para teste de chips.

carro porshe prateado

Petrobras prevê teste de exploração

A Petrobras (PETR4) pretende realizar em novembro um teste simulado acompanhado pelo Ibama na região de um bloco na Margem Equatorial, perto do Amapá, na tentativa de obter licença ambiental para perfurações exploratórias na área, disse nesta segunda-feira o diretor de Exploração e Produção da companhia, Fernando Borges, a jornalistas.

Segundo o executivo, se a licença for concedida, no mesmo dia a empresa dará início às atividades na região. Borges lembrou que há equipamentos empenhados para a execução do serviço, só à espera do sinal verde ambiental

“Cumprimos tudo o que era necessário para que o Ibama autorizasse a avaliação pré-operacional: consultas às comunidades, simulação de dispersão de algum vazamento de óleo. Aí você tem uma fase que é demonstrar que os recursos presentes na região são capazes de lidar com algum vazamento”, disse ele a jornalistas, durante a Rio, Oil & Gas, feira do setor petrólifero que acontece no Rio de Janeiro.

Borges disse que estarão disponíveis cinco embarcações e três aeronaves para atuar no local em caso de emergência.

“Vamos fazer um simulado , o Ibama vai acompanhar, no início de novembro e, se atender os critérios, estamos cumprindo os últimos requisitos para obter a licença. Já temos sinal verde até agora”, adicionou ele.

O poço que aguarda a licença está na fronteira com a Guiana Francesa, a 160 km da costa do extremo norte do Amapá. A perfuração ocorreria a 40 km da divisa com a Guiana, a uma profundidade de 2.500 metros de lâmina d’água, explicou o executivo.

“Estamos com tudo mobilizado. Barco, sonda, helicópteros, ao custo de milhões por dia e aguardando resposta técnica”, frisou.

A região, chamada pela Petrobras de Amapá Águas Profundas, envolve uma área da Bacia da Foz do Amazonas, na qual ambientalistas afirmam existir um ecossistema sensível, abrigando um dos maiores berçários de vida marinha.

ROTA 3

O executivo admitiu que o novo atraso no Projeto Integrado Rota 3, no Polo Gaslub (antigo Comperj), causa “desconforto”, uma vez que havia a expectativa de usar a infraestrutura ainda este ano para o escoamento do gás produzido na costa brasileira.

Após o problema na execução da obra da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN), que levou a Petrobras a buscar no mercado uma nova empresa, a nova previsão é que o projeto fique pronto em 2024.

“Isso vai atrasar entre 10 meses e 1 ano. Início de 2024 (fica pronto)”, disse Borges, acrescentando que se o gasoduto estivesse pronto haveria uma disponibilidade extra de quatro a cinco milhões de metros cúbicos de gás por dia para o país.

Siemens automatiza teste de chips avançados

A Siemens Digital Industries Software, uma unidade do grupo alemão de engenharia Siemens, anunciou nesta segunda-feira que lançou um novo software chamado Tessent Multi-die que automatiza um processo de design para teste de chips.

Embora os chips tradicionalmente sejam acondicionados em uma única placa de silício interno, à medida que a indústria enfrenta desafios para colocar mais poder de computação em microprocessadores cada vez menores, empresas como a Intel estão começando a empilhar várias dessas placas, às vezes misturando e combinando diferentes tecnologias, para melhorar o desempenho.

Mas testar esses chips depois de fabricados tem sido difícil, pois há várias camadas de silício, e o chefe da divisão Tessent, da Siemens, Ankur Gupta, disse que até agora a companhia teve que trabalhar com os clientes caso a caso.

O teste é uma parte fundamental do processo de fabricação de microprocessadores e uma porta para testá-los deve ser projetada no chip antes de serem produzidos.

“O que estamos fazendo agora é pegar todos esses aprendizados e automatizar a solução, tornando-a disponível para uso geral para todos usarem”, disse Gupta à Reuters.

Ele disse que facilitar o processo de teste para chips com encapsulamento avançado ajudará a impulsionar a nova tecnologia.

IPO da Porsche pode ser maior da Europa

As ações da Porsche (PAH3) devem ser cotadas no topo da faixa anunciada, potencialmente avalando a marca de carros esportivos em até 75 bilhões de euros em uma das maiores listagens de todos os tempos na Europa.

Os pedidos abaixo do limite superior da faixa correm o risco de ficarem de fora, pois a demanda indicada excedeu o tamanho total do negócio, disseram os bookrunners, com um descrevendo a demanda como “incrivelmente robusta”.

Na ponta superior da avaliação, a listagem pode ser a segunda maior da Alemanha já registrada e a maior da Europa desde 1999, mostraram dados da Refinitiv.

A oferta, que deve movimentar de 18,1 bilhões a 19,5 bilhões de euros, ocorre no momento em que a instabilidade nos mercados europeus não deixou quase nenhuma outra oferta acontecer.

Um total de 911 milhões de ações da Porsche serão divididos em 455,5 milhões de ações preferenciais e 455,5 milhões de ações ordinárias.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.