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Ficou sabendo? Megabateria secreta, antivírus de 30s e recorde da Marfrig

Elon Musk decidiu entrar no mercado de energia do Texas; cientista brasileira criou um produto capaz de inativar o coronavírus e Marfrig tem lucro de R$ 3,3 bi

Logo da Tesla
Foto: REUTERS/Arnd Wiegmann

Elon Musk decidiu entrar no mercado de energia do Texas com a fabricação, ainda não anunciada, de uma bateria gigantesca conectada a uma rede elétrica que quase colapsou no mês passado. O projeto marca a primeira grande incursão da Tesla no epicentro do setor de energia dos Estados Unidos.

Uma subsidiária da fabricante de carros elétricos registrada como Gambit Energy Storage está desenvolvendo discretamente um projeto de armazenamento de energia de mais de 100 megawatts em Angleton, Texas, uma cidade a cerca de 65 quilômetros ao sul de Houston. Uma bateria desse tamanho poderia abastecer cerca de 20 mil residências.

Embora a Tesla seja conhecida por seus veículos elétricos movidos a bateria, a companhia de Musk sempre foi mais do que uma montadora: sua missão oficial é “acelerar a transição do mundo para a energia sustentável”.

Antivírus inativa covid em 30 segundos

Uma cientista brasileira criou um produto capaz de inativar o coronavírus em até 30 segundos.

A cientista Alexsandra Valério juntamente de uma equipe de 10 pesquisadores, sendo 70% mulheres – de mestres a doutoras – desenvolveram ferramentas nanotecnológicas para inativar micro-organismos na TNS Nano, empresa de nanotecnologia. Em seu currículo, a cientista contabiliza quatro pós-doutorados nas áreas de engenharia, polímeros e biotecnologia e mais de 80 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.

Lucro da Marfrig bate recorde de R$ 3,3 bi

A Marfrig Global Foods reportou lucro líquido recorde de 3,3 bilhões de reais para 2020, uma disparada ante os 218 milhões de reais registrados no ano anterior, com forte participação da operação da empresa na América do Norte, informou a companhia nesta segunda-feira.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado de 2020 saltou 99,4%, para 9,6 bilhões de reais, com margem de 14,2%.
A empresa, maior produtora mundial de hambúrgueres, ainda registrou receitas líquidas de 67,5 bilhões de reais, um crescimento de 35,3% em relação a 2019.
A Operação América do Norte, em meio a um ciclo extremamente positivo da pecuária, representa aproximadamente 72% da receita líquida total da Marfrig e cerca de 80% do Ebitda.

No acumulado de 2020, o lucro bruto da Operação América do Norte atingiu 1,7 bilhão de dólares, expansão de 40,8%. O Ebitda da unidade registrou um crescimento de 46,5%, totalizando 1,4 bilhão de dólares.

Somente no quarto trimestre de 2020, o lucro líquido da Marfrig foi de 1,171 bilhão de reais, cerca de 43 vezes superior ao desempenho do mesmo período de 2019. O Ebitda ajustado cresceu 30,3% no comparativo anual, para chegando a 2,1 bilhões de reais e o fluxo de caixa operacional livre cresceu saltou 165% em bases anualizadas, ao atingir 1,5 bilhão de reais.

Neste cenário, o Conselho de Administração da Marfrig propôs à Assembleia Geral Ordinária, marcada para 8 de abril, a distribuição de 141 milhões de reais em dividendos, 0,20 real por ação –valor equivalente a 50% do lucro líquido distribuível aos acionistas.

AMÉRICA DO SUL

No acumulado de 2020, as receitas da Operação América do Sul –composta por Brasil, Argentina, Uruguai e Chile– chegaram a 18,6 bilhões de reais, expansão de 25,4%. O lucro bruto subiu 65,1%, para 2,9 bilhões de reais e o Ebitda chegou a 2,1 bilhões, 106% acima do apresentado em 2019.

A região, principalmente o Brasil, se beneficiou de um avanço expressivo nas exportações de carne bovina, com destaque para a China, desvalorização das moedas locais e boa precificação dos produtos, disse o CEO da Marfrig para a América do Sul, Miguel Gularte.

Em meio a um cenário de baixa oferta de gado, os abates da companhia no Brasil recuaram 14% no ano passado, enquanto o país, como um todo, reduziu em 10% seus abates, comparou o executivo.

Em contrapartida, as exportações de carne in natura da Marfrig no Brasil subiram 27% em volume e 25% em receita em 2020. No mesmo período, Gularte disse que o país avançou 10% em volume e 14% em receita com a venda da proteína.
Somente para a China, os embarques da Marfrig dispararam 152% em volume e 104% em faturamento, somando a entrada de produtos por Hong Kong, esses números passam para 111% e 285%, respectivamente.

Com Reuters

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