Siga nossas redes

Geral

Ficou sabendo? Multa contra Apple; captação milionária da Movida e ciberataque

Holanda impõe 10ª multa contra Apple em caso envolvendo aplicativos de namoro.

Publicado

em

por

Tempo médio de leitura: 4 minutos

28/03/2018. REUTERS/Dado Ruvic

Movida capta US$160 milhões com BID Invest

A empresa de aluguel de veículos e gestão de frotas Movida (MOVI3) informou nesta segunda-feira que recebeu aprovação para uma linha de crédito de 160 milhões de dólares do BID Invest, braço do Banco Inter-Americano de Desenvolvimento (BID).

Os recursos serão concedidos em duas tranches com prazo para saque em até dois anos. A primeiro representa 19% do total e tem vencimento final de 10 anos, enquanto a outra representa 81% do total com vencimentos finais de 5 a 7 anos.

As linhas podem ser aplicadas em capital de giro, compra de ativos e projetos ligados à agenda ESG (ambiental, social e governança), como descarbonização e renovação de frota.

Estatal ucraniana é atingida por ciberataque

A empresa estatal de telecomunicações da Ucrânia Ukrtelecom teve interrompido seu serviço de internet nesta segunda-feira após um “poderoso” ataque cibernético, segundo funcionários do governo ucraniano e representantes da empresa.

O incidente é o mais recente ataque de hackers contra serviços de internet ucranianos desde que as forças militares russas invadiram o país no final de fevereiro.

“Hoje, o inimigo lançou um poderoso ataque cibernético contra a infraestrutura de TI da Ukrtelecom”, disse Yurii Shchyhol, presidente do Serviço Estatal de Comunicação Especial e Proteção de Informações da Ucrânia. “O ataque foi repelido. E agora a Ukrtelecom tem a capacidade de começar a restaurar seus serviços aos clientes.”

A NetBlocks, que monitora interrupções do serviço de internet, afirmou ter notado um “colapso de conectividade” com “interrupção contínua e intensificada em escala nacional”.

Um incidente similar ocorreu no início deste mês com a Triolan, empresa de telecomunicações ucraniana menor, segundo a Forbes. Essa empresa sofreu um ataque que redefiniu sistemas internos, resultando na perda de acesso de alguns assinantes.

A Ukrtelecom havia dito mais cedo que havia “dificuldades temporárias com a instalação de novas sessões de internet para os clientes”.

Holanda impõe 10ª multa contra Apple

O órgão de proteção ao consumidor da Holanda impôs nesta segunda-feira a décima multa semanal contra a Apple (AAPL34) por não cumprir ordem que obriga a empresa a permitir que provedores de aplicativos de namoro no país usem métodos de pagamento que não sejam os fornecidos pela própria Apple.

A Autoridade para Consumidores e Mercados (ACM) disse que suas multas contra a empresa agora totalizam 50 milhões de euros (55 milhões de dólares), o máximo que a legislação permite.

O regulador disse que a Apple apresentou uma nova proposta para cumprir a ordem no domingo – uma medida que o órgão de vigilância disse que acolheu, mas que chegou tarde demais para evitar a nova multa.

A prática da Apple de exigir que os desenvolvedores de apps usem seu sistema de pagamento e sejam forçados a pagar comissões de 15% a 30% nas compras de produtos digitais está sob investigação de reguladores e parlamentares em todo o mundo.

Embora o caso holandês se limite a aplicativos de namoro na Holanda, pode abrir um precedente para a empresa norte-americana, que negou irregularidades. A ACM vem aplicando multas semanais contra a empresa na disputa desde janeiro.

A ACM disse nesta segunda-feira que a nova proposta de conformidade da Apple era concreta o suficiente para que seja possível fazer uma conclusão “o mais rápido possível” sobre se a empresa cumpriu a determinação. O órgão disse que considerará a proposta e consultará empresas de aplicativos de namoro, como a Match Group, controladora do Tinder.

Dependendo do resultado, a agência disse que ainda pode impor novas multas periódicas “com penalidades possivelmente mais altas” para incentivar a empresa a cumprir.

Sob novas regras acordadas na semana passada entre a Comissão Europeia, governos e legisladores da União Europeia, a Apple será obrigada a abrir sua App Store para sistemas de pagamentos alternativos assim que a legislação entrar em vigor em outubro.

Veja também:

Investir é mais fácil do que você imagina. Aqui tem o investimento ideal para o seu perfil. Vem pro Nu invest!

Anúncio Patrocinado Super Week Temporada de balanços Super Week Temporada de balanços
ANÚNCIO PATROCINADO      Conheça a carteira recomenda de dividendos

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.
Anúncio Patrocinado Carteira Top 10