Siga nossas redes

Geral

Ficou sabendo? Novas regras para B3; Telegram terá serviço pago e mais

O aplicativo de mensagens Telegram lançará um plano de assinatura para seus usuários este mês, segundo o fundador da companhia.

telegram
13/04/2018 REUTERS/Ilya Naymushin

CVM rejeita autorregulação unificada entre ambientes de negociação

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) anunciou na noite desta sexta-feira regras sobre funcionamento de ambientes de negociação, que envolvem a B3 e outras plataformas de registro de ativos.

As regras, resultado de nova redação para instrução 461, manterão o modelo de autorregulação em que cada entidade pode ter a sua, descartando um modelo unificado. Também será permitida autorregulação por meio de contratação de um terceiro ou de forma conjunta.

“Assim, cada administradora seguirá responsável pela manutenção de mecanismo próprio de ressarcimento de prejuízos”, afirmou a autarquia. 

Mas a possibilidade de internalização de ordens, tema defendido por grupos como a XP, será discutida posteriormente, afirmou a autarquia, alegando que o tema exige análise de pontos como o enxugamento de liquidez, impacto na formação dos preços e transparência dos negócios.

Outra novidade é a permissão para o funcionamento de segmentos específicos para operações com grandes lotes nos mercados de bolsa e balcão, desde que aconteçam em ambientes com sistemas que privilegiam a adequada formação de preços. A CVM divulgará os lotes mínimos e os valores que poderão ser operados em grandes lotes.

O xerife do mercado também definiu regras para melhor execução de ordens no casos em que existam múltiplas plataformas negociando o mesmo tipo de ativo. Nestes casos, o intermediário será responsável por garantir a melhor execução das ordens.

A instrução atualizada ainda permite que qualquer investidor negocie ativos por meio de telas de acesso a sistemas de bolsa estrangeiras. As novas normas entram em vigor entre 1º de julho próximo até 2 de janeiro de 2023.

Siderurgia brasileira espera que EUA revejam cotas de aço neste ano

A indústria siderúrgica brasileira tem expectativa que as cotas de exportação de aço para os Estados Unidos sejam revistas neste ano, após um aceno do presidente norte-americano, Joe Biden, sobre o assunto durante reunião com o presidente Jair Bolsonaro na quinta-feira, afirmou o presidente da associação que representa o setor nesta sexta-feira.

“Temos expectativa que saia neste ano” a revisão das cotas, disse o presidente-executivo do Aço Brasil, Marco Polo de Mello Lopes.

As cotas foram criadas em 2018 no governo de Donald Trump e impuseram um limite anual de 3,5 milhões de toneladas de exportações placas do Brasil sem cobrança de sobretaxa de 25%. Além disso, o governo Trump também criou um redutor de 30% sobre o volume de vendas de produtos siderúrgicos acabados brasileiros, com base em uma média dos volumes vendidos entre 2015 e 2017.

Segundo Lopes, o setor aguardava esta primeira reunião entre Bolsonaro e Biden para ter uma sinalização para um início das negociações para a revisão das cotas. “Seria impensável uma missão se houvesse um estresse na relação”, disse o executivo.

“O desdobramento disso (reunião entre os dois presidentes) é que vamos agora colocar de pé uma nova missão aos EUA”, disse Lopes.

Telegram lançará serviço pago, diz fundador

O aplicativo de mensagens Telegram lançará um plano de assinatura para seus usuários este mês, disse Pavel Durov, fundador da empresa, nesta sexta-feira.

Os usuários que optarem pelo Telegram Premium terão um limite maior para bate-papos, mídia e uploads de arquivos, disse Durov em uma publicação em blog.

“A única maneira de permitir que nossos fãs mais exigentes obtenham mais, mantendo nossos recursos existentes gratuitos, é tornar esses limites maiores uma opção paga”, disse ele.

O aplicativo, juntamente com a ferramenta de mensagens Signal, viu um aumento no número de usuários após preocupações com a privacidade relacionadas ao seu maior rival, o WhatsApp, de propriedade da Meta. Atualmente, o Telegram tem 500 milhões de usuários ativos mensais e é um dos 10 aplicativos mais baixados do mundo, segundo seu site.

Durov disse que o movimento para oferta de uma assinatura paga foi para garantir que o Telegram continue sendo financiado principalmente por seus usuários e não por anunciantes.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.