Siga nossas redes

Geral

Ficou sabendo? Novo presidente da Petrobras; sobe demanda por dinheiro físico

A Petrobras aprovou o nome de Caio Paes de Andrade para os cargos de conselheiro de administração e presidente da companhia.

Caio Mário Paes de Andrade
Caio Paes de Andrade, da Petrobras, participa do programa Brasil em Pauta da TV Brasil

Petrobras aprova Caio Paes de Andrade para cargo de CEO

A Petrobras (PETR3, PETR4) informou nesta sexta-feira que seu Comitê de Elegibilidade (Celeg) aprovou o nome de Caio Paes de Andrade para os cargos de conselheiro de administração e presidente da companhia, conforme fato relevante.

A seguir, a indicação será encaminhada para o conselho de administração da empresa. Mais cedo, a aprovação de Andrade já era dada como certa, segundo fontes ouvidas pela Reuters.

Produtora de software Zendesk vai fechar capital

A produtora norte-americana de software Zendesk acertou nesta sexta-feira acordo de 10,2 bilhões de dólares com as empresas de investimento lideradas por Hellman & Friedman e Permira para fechar seu capital, uma reviravolta que ocorre apenas algumas semanas depois que a companhia concluiu que continuaria a ter ações em bolsa.

A empresa disse que os acionistas receberão 77,50 dólares por ação em dinheiro, representando um prêmio de 33,7% em relação ao último preço de fechamento. Ainda assim, o valor representa um grande desconto em comparação com uma oferta anterior que avaliou a empresa em até 16 bilhões de dólares em fevereiro.

Uma subsidiária da Abu Dhabi Investment Authority e do fundo soberano de Cingapura GIC também se juntaram ao consórcio de investidores. Hellman & Friedman e Permira disseram que conseguiram compromissos de financiamento via dívida e capital.

O negócio marcou uma vitória para o investidor ativista Jana Partners, que tem uma participação de quase 2,5% na empresa de software. Jana tem pressionado a empresa a se vender depois que não conseguiu comprar a Momentive Global, controladora da SurveyMonkey, em uma transação de 3,9 bilhões de dólares.

O negócio com a Momentive fracassou depois que foi rejeitado pelos acionistas da Zendesk. Em fevereiro, a Zendesk recebeu uma oferta não solicitada de 127 dólares a 132 dólares por ação em dinheiro de empresas de private equity. A companhia rejeitou a oferta, mas não nomeou os interessados.

As ações da Zendesk tinham alta de 28,5% às 14h41 (horário de Brasília), cotadas a 74,5 dólares.

Crise mantém alta demanda por dinheiro físico

Ainda há muita vida nas cédulas tradicionais, disse a empresa de impressão Koenig & Bauer Banknote Solutions, com o coronavírus e a guerra na Ucrânia aumentando a demanda por papel-moeda, apesar da concorrência de outras formas de pagamento.

Estima-se que quase 90% das notas do mundo sejam impressas pelo menos em parte pelas máquinas da empresa, com os níveis de produção de papel-moeda subindo, apesar do aumento dos pagamentos online, moedas digitais e pagamento sem contato.

“Vemos hoje um aumento de 2% a 5% em seu uso a cada ano e prevemos que será assim nos próximos 10 a 15 anos”, disse o presidente-executivo, Eric Boissonnas.

Suas máquinas são usadas por quase todos os países do mundo, ajudando a produzir dólares americanos, francos suíços, euros e outras moedas que possuem os mais recentes recursos de segurança para proteção contra falsificação.

“Durante a pandemia, a produção de notas teve que aumentar porque a demanda era muito maior”, disse Boissonnas.

“Se olharmos para a região ao redor da Ucrânia, a demanda por notas foi multiplicada”, disse ele à Reuters. “Nas crises, as pessoas pegam dinheiro para ter certeza de que podem pagar em todas as situações.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.