Siga nossas redes

Geral

Irã nega que avião que caiu tenha sido atingido

Queda ocorreu horas depois do Irã disparar mísseis contra uma base de tropas americanas no Iraque

Por Estadão Conteúdo

O Irã negou nesta sexta(10) as acusações de que um avião ucraniano fabricado pela Boeing, que caiu em Teerã na última quarta (8), foi derrubado por um míssil iraniano. O país também pediu aos Estados Unidos e Canadá, que afirmaram que há evidências de que essa seria a explicação para a queda, que compartilhassem qualquer informação que tivessem sobre o ocorrido, que matou 176 pessoas.

“O que é óbvio para nós, e o que podemos dizer com certeza, é que nenhum míssil atingiu o avião”, disse Ali Abedzadeh, chefe do Departamento de Aviação nacional do Irã, em entrevista coletiva. “Se eles realmente têm certeza, devem vir e mostrar suas descobertas ao mundo”, de acordo com os padrões internacionais, acrescentou.

Ontem, líderes de países ocidentais como os EUA e o Canadá disseram que o avião parecia ter sido atingido acidentalmente por um míssil perto de Teerã, poucas horas depois de o Irã lançar uma série de mísseis em duas bases usadas por forças americanas no Iraque. O ataque iraniano às bases iraquianas veio na sequência de um bombardeio americano ter matado o general Qassim Suleimani.

Hassan Rezaeifar, chefe da equipe de investigação iraniana, disse na mesma entrevista que a recuperação de dados dos gravadores de caixas-pretas poderia levar mais de um mês e que toda a investigação poderia se estender até o próximo ano.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.