Siga nossas redes

Geral

Mundo precisa se preparar para piora da covid, diz FMI

Vice-chefe do Fundo defendeu bilhões de dólares em subsídios contra a pandemia.

Homem usando máscara passa em frente a ilustração do coronavírus em Oldham, no Reino Unido 03/08/2020 REUTERS/Phil Noble

O mundo precisa se preparar para cenários negativos de covid-19, disse a vice-chefe do Fundo Monetário Internacional, defendendo bilhões de dólares em subsídios para reforçar a preparação para a pandemia.

“O que me preocupa é que todo mundo está esperando o melhor cenário, que é um vírus leve e endêmico – mas o que os especialistas nos dizem é que podemos ter cenários negativos muito piores, e precisamos nos preparar para isso”, disse a vice-diretora geral do FMI, Gita Gopinath, em entrevista a Lisa Abramowicz e Tom Keene na Bloomberg Television quinta-feira.

Gopinath repetiu o pedido do fundo no início deste mês para financiamento adicional para combater pandemias e fortalecer os sistemas de saúde, dizendo que isso exigiria cerca de US$ 15 bilhões em doações este ano e US$ 10 bilhões anualmente depois disso.

O FMI está atualizando as previsões de crescimento econômico global e deve publicar os resultados em seu World Economic Outlook, agendado para 19 de abril, durante suas reuniões de primavera em Washington.

Em janeiro, o fundo previa expansão de 4,4% da economia global este ano, abaixo da estimativa de 4,9% em outubro.

“Teremos um rebaixamento significativo em nossa projeção de crescimento”, disse Gopinath, citando os efeitos da inflação alta, a pandemia e a guerra na Ucrânia como razões para o corte. “Continuaremos em território positivo para o crescimento global. Dito isso, estamos em tempos muito, muito difíceis – a pandemia não acabou”.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.