Siga nossas redes

Geral

Palpites do Oscar: veja a probabilidade de seu filme favorito levar a estatueta

Samy Dana usa a econometria para descobrir os potenciais vencedores deste ano

A cerimônia do Oscar acontece neste domingo (9), e apesar de já ter seus favoritos, as probabilidades também mostram quem são os possíveis vencedores. O economista Samy Dana utilizou a econometria, método que usa cálculos matemáticos e estatísticos para calcular e fazer previsões, com base nos prêmios já recebidos por cada indicado e também nas notas de sites internacionais.

Conheça os indicados com as maiores chances de vencer – numericamente falando – e garanta o bolão deste ano:

Melhor diretor

O britânico Sam Mendes, diretor do aclamado filme Beleza Americana (1999), concorre ao título de Melhor Diretor, pela primeira vez, por “1917”, produção sobre dois soldados americanos que precisam atravessar território inimigo, durante a Primeira Guerra Mundial, para entregar uma mensagem que pode salvar os colegas de batalhão. 

Lembrando que o longa dominou o BAFTA 2020, também conhecido como o Oscar britânico, conquistando 7 categorias. Sam Mendes disputa o posto com diretores famosos, como Martin Scorsese (O Irlandês), Quentin Tarantino (Era uma vez em Hollywood), Todd Phillips (Coringa) e Bong Joon Ho (Parasita).

Probabilidade de vencer: 80,6%

Melhor ator

De acordo com os números, quem leva o prêmio de Melhor Ator no Oscar deste ano é norte-americano Joaquin Phoenix, pela atuação em Coringa. O astro já era reconhecido por filmes como Ela (2013), Gladiador (2000) e Homem irracional (2015), mas brilhou no papel do grande vilão da DC. O ator precisa desbancar os atores Antonio Banderas (Dor e Glória), Leonardo DiCaprio (Era uma vez em Hollywood), Adam Driver (História de um casamento) e Jonathan Price (Dois Papas) para levar, pela primeira vez, uma estatueta para casa.

Probabilidade de vencer: 93,1%

Melhor atriz

A atriz Renée Zellweger, mais conhecida por interpretar a indecisa Bridget Jones (O Diário de Bridget Jones e o Bebê de Bridget Jones) e diversas comédias românticas está no ápice da sua carreira com a indicação ao Oscar de Melhor Atriz, pelo filme biográfico “Judy – Muito Além do Arco-Íris”. A artista é uma das favoritas, ao lado de Cynthia Erivo (Harriet), Scarlett Johansson (História de um casamento), Saoirse Ronan (Adoráveis Mulheres) e Charlize Theron (O escândalo). Esta também é a primeira indicação de Renée à premiação.

Probabilidade de vencer: 86,7%

Melhor filme estrangeiro e Melhor Roteiro Original

O novo filme do coreano Bong Joon-Ho, Parasita, é o favorito nas categorias Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Roteiro Original. Isso porque o longa sagrou-se o grande vencedor da Palma de Ouro em Cannes, em maio, e porque tem as melhores notas da crítica especializada por seu roteiro que passeia por vários gêneros e narra a luta de classes, ao mostrar uma família pobre que faz de tudo para ascender financeiramente.

Probabilidade de vencer: 90,1% (por filme estrangeiro); 50,2% (por roteiro original).

Melhor Filme e Melhor Fotografia

O gênero de guerra não é novidade, mas 1917 tem se diferenciado por sua sensibilidade. Fora a dimensão de uma guerra como a Segunda Guerra Mundial – que por si só já prende o espectador – o longa traz uma visão mais humanizada e poética da guerra.

A trama  concorre na categoria de Melhor Filme com os longas Ford vs Ferrari, O Irlandês, JoJo Rabbit, Coringa, Adoráveis Mulheres e História de um Casamento, Era uma vez em Hollywood e Parasita. Já na categoria Melhor Fotografia, o longa precisa se destacar de 1917, O Irlandês, O Farol, Coringa e Era uma vez em Hollywood.

Probabilidade de vencer: 61% (por melhor filme) e 89,2% (por melhor fotografia)

E aí, os números batem com suas apostas?

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.